8 de fev de 2012

Pasta Higienizante para rosto II

Produto VEGAN

 Continuando meus estudos dentro da temática de higienizantes para rosto e colo e,  atendendo a pedidos feitos por amigas que possuem filhos com problemas de pele oleosa e propensa a acne, coloco essa versão totalmente verde, tanto na sua cor quanto na sua essência sendo um  produto "VEGAN". 
Foi baseada na estrutura da composição de um dos excelentes produtos Lush - Herbalísm.

Estudando os ativos utilizados no produto original e, buscando potencializar as propriedades do meu produto, adicionei novos agentes que foram incorporados aos ingredientes básicos da receita.
A Pasta Higienizante II promove inúmeros benefícios, principalmente , em peles oleosas, possuindo atividade comedolítica, reduzindo os comedões através dos agentes anti-sépticos que também ajudam a fechar os poros dilatados. 
Nos ingredientes sólidos, além das qualidades higienizantes da argila branca, foram  integrados percentuais de ativos presentes na  argila verde e na microalga spirulina, além dos exfoliantes farinha de arroz integral e  pó de sementes desengorduradas de maracujá.

Nos ingredientes líquidos, contribuindo com as maravilhosas propriedades do sumo de clorofila e do vinagre temperado com alecrim, menjerona, orégano e sálvia foram adicionados o extrato glicólico de uvas ( bagas, sementes e folhas) e a tintura reduzida de benjoim, olíbano e mirra  além dos óleos essenciais de sálvia, tea tree e alecrim, ingredientes que possuem, entre outras, características antioxidantes,cicatrizantes, restauradoras, bactericidas, fungicidas e  antiinflamatórias. 

detalhe das ervas selecionadas
mix de ervas colocadas em bol prontas para serem maceradas

bol com ervas macerando em vinagre de arroz

Finalmente, completando minha receita, um leve toque de óleo de copaíba e óleo de sementes de maracujá para garantir além das características bactericidas, fungicidas e antiinflamatórias da capaíba, o percentual de lipídeos que proporciona umectação e emoliencia à pele, mesmo sendo "naturalmente oleosa", equilibrando esse tipo de pele com óleos de fácil absorção,mantendo, desse modo, o teor hídrico cutâneo.

propriedades dos ingredientes utilizados:

argila branca - indicada para peles sensíveis com ação higienizante,suavizante e adstringente, auxilia no clareamento da pele diminuindo as possíveis manchas provocadas por erupções e comedões tão comuns em peles oleosas.
argila verde- com ação antisséptica, esta argila reduz a oleosidade cutânea, auxilia no tratamento da acne.
spirulina-microalga rica em clorofila,proteínas, além de diversos aminoácidos, oligoelementos, sais minerais e vitaminas.
farinha de arroz- rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) ,vitaminas do complexo B  - B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina. As mais abundantes são a niacina e a tiamina que ficam na parte externa do grão.Possui também características hidratantes, emolientes ,reestruturantes e antioxidantes que ajudam a melhorar o aspecto da pele, prevenindo o envelhecimento cutâneo.Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.
pó de sementes desidratadas de maracujá amarelo (Passiflora edulis f.flavicarpa)- antioxidante,antialérgico, antiinflamatório.Contém potássio, ferro, fósforo e vitamina C. O maracujá é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro e fósforo, também contém passiflorina,ativo calmante.
sumo de clorofila-tônico revigorante e rejuvenescedor, proporciona propriedades antisséptica, antioxidante, cicatrizante e remineralizante. é muito rico em minerais, entre eles o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro e o potássio.É uma fonte natural de vitaminas A e C, contém vitaminas E e K e complexo B.
extrato glicólico de uva- com altas concentrações de vitaminas A,C e E, com propriedades antioxidantes e regeneradoras,ajudando na elasticidade da pele, melhorando a microcirculação e a hidratação cutânea.
vinagre de arroz- rico em aminoácidos e ácidos orgânicos facilmente absorvidos pelo tecido lesado por queimaduras, picadas de insetos, doenças dermatológicas e eczemas, com um pequeno percentual de ácido acético ( geralmente entre 4 a 7 %), que ajuda a fechar os poros e possui características anti-sépticas.
alecrim fresco ( Rosmarinus officinalis)- anagésico,adstringente,tônico,antiinflamatório, antioxidante,anti-séptico,calmante, cicatrizante.
manjerona fresco (Origanum majorana)- regenerador, hidratante, antioxidante, tônico, calmante.
sálvia fresco (Salvia officinalis)- adstringente,antiinflamatório, antioxidante, anti-séptico, tônico, controlador da seborréia.
orégano fresco (Origanum vulgare)- anti-séptico, tônico, controlador da saborréia, antioxidante.
tintura reduzida de benjoim(Styrax spp.),olíbano (Boswellia Carterii) e mirra(Commiphora myrttha ) - adstringente,cicatrizante,revitalizante,anti-séptico e despigmentante, ajudando a restaurar e a reduzir possíveis manchas na pele.
óleo de copaíba - devido a presença do sesquiterpeno Betacareofileno, germicida natural, possui maravilhosas propriedades contra infecções e inflamações.
óleo de maracujá prensado à frio- propriedades adstringentes, nutrientes e de proteção, auxiliando na restauração da camada lipídica da pele, conferindo emoliência e suavidade e mantendo a umidade natural da pele.
óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) -anti-séptico, adstringente, antioxidante, ativador da circulação periférica e com isso, renovando a pele.
óleo essencial de sálvia ( salvia officinalis)- antiinflamatório, antioxidante,anti-séptico, cicatrizante,tônico.
óleo essencial de tea tree (Melaleuca alternifólia) - anti-séptico, antifúngico, antibacteriano e antivirótico, antiinflamatório,ideal para acne e erupções cutâneas em geral.


Conservar em geladeira ( principalmente para locais, como o Rio de Janeiro, que possui alta umidade e temperatura ambiente).
Tempo de validade- 3 meses ( se for utilizando sempre com espátula individual e limpa, sem contado direto do produto com os dedos).

Modo de Usar: 
Como esse produto não é indicado para retirar maquiagem é importante utilizar inicialmente seu produto de limpeza habitual - no meu caso, uso meus sabões :) , em seguida aplicar a pasta higienizante por todo o rosto, pescoço e colo, massageando bem, querendo pode deixar secar na pele para depois enxaguar, utilizando como máscara facial,ou então, enxaguar em seguida.


Classificação das erupções mais comuns que acometem, principalmente, as peles oleosas:

Comedo (plural comedones). Um duto de óleo entupido com óleo, células epiteliais mortas e bactéria. 


Comedão. Um comedo aberto ou que não possui pele cobrindo ele. Aparencia escura porque o material contido nele oxidou.


Pápula. Um comedo rompido no qual existe uma inflamação e uma infecção secundária. Parece uma pequena elevação vermelha e endurecida.
 

Pústula. Um comedo rompido no qual existe uma inflamação e uma infecção secundária. Ao contrário da pápula, a pústula tem mais pus perto da superfície, apresentando aquele centro amarelo.
 

Nódulo (às vezes chamado de Cisto). Um comedo estourado que é geralmente maior, mais profundo e mais doloroso que uma pústula e mais propenso a resultar em cicatriz.

 
sobre o óleo de maracujá prensado à frio - aqui
sobre o óleo de copaíba - aqui 

Editei a postagem para colocar o modo de usar, pois a pasta higienizante não deve ser utilizada para retirar maquiagem e sim para tratar e renovar a pele.

9 comentários:

carmen disse...

Que maravilla de pasta, me gusta mucho, los ingredientes fantásticos.
Besos.

flor da pele disse...

Carmen,
Obrigada pela visita e carinhoso comentário.
Besos

texia disse...

Sonia, maravillosas las pastas higienizantes, magnificas explicaciones como siempre!!!
Besos

jabones naturales inalen disse...

Hola, maravillosas todas tus entradas, eres una fuente de inspiración para mí y es por ello que tienes un premio en mi blog, aunque no siempre escriba te sigo y aprendo mucho contigo, he estado muy ocupada trabajando pero te tengo presente siempre, gracias por dejar tus comentarios en mi blog y tu animo. Te dejo un beso

flor da pele disse...

Texia,
Adoro suas visitas.
Obrigada pela carinhosa mensagem.
Besos.

Sandra,
Você, para mim, também é uma fonte de inspiração com seus maravilhosos produtos apresentados sempre com tanta perfeição.
Obrigada pelo prêmio e pelo carinho.
Besos.

Julia disse...

Me quedo tan sorprendida como siempre, tal vez hoy un poco más. Es impresionante la cantidad de ingredientes, y la razón por la que cada uno se incluye en la fórmula. Realmente eres una fuente continua de inspiración.
Un abrazo.

flor da pele disse...

Querida Júlia,
Obrigada pela carinhosa visita e comentário.
Essa pasta está superando minhas expectativas quanto aos resultados.
Besos.

Jabón y agua disse...

Siempre que visito tu blog tengo junto a mi el cuaderno de notas donde voy apuntando tus explicaciones. Eres una estupenda profesora.
Besos.

flor da pele disse...

Querida Maria,
Não esqueça que eu também aprendo muito com você!
Besos.

Postar um comentário