5 de fev de 2012

Pasta higienizante para o rosto

Produto VEGAN


Usando meus sabões também no rosto e cabelo e obtendo ótimos resultados deixei arquivado inúmeros projetos de cosméticos e afins. 
Como o caderno das novas ideias está completamente lotado resolvi equilibrar meus estudos e produtos entre sabões e cosméticos para tentar esvaziar um pouco a cabeça e o caderno  :)
Desse modo, coloco minha versão de um produto específico para o rosto e colo que já possui inúmeras versões feitas por amigas saboeiras do forum Mendrulandia, como também, por diversos blogs espanhóis.
Embora baseada na receita original - Angels on Bare Sink da Lush e buscando manter as proporções sugeridas pela receita postada por Mariakine e também por outras versões elaboradas com pleno sucesso, procurei potencializar o produto, principalmente com relação aos ativos colocados, pois além das propriedades já existentes na receita de  limpar, higienizar e esfoliar também proporciona outros benefícios, através de ativos incorporados aos ingredientes básicos.

Na fase sólida, basicamente elaborada por argila e agente esfoliante foram somados percentuais de ativos presentes no pó de polpa de açaí, na calamina rosa e na farinha de arroz.
Na fase líquida, além da substituição da água destilada por hidrolato de flores de laranjeira, os ativos foram colocados através dos extratos glicólicos que, nessa receita, possuem ação antioxidante e revitalizante, entre outras.
Sendo assim, essa receita,além de limpar, tonificar e esfoliar, por possuir ativos com diversas aplicações, aproveita o estado de limpeza que o próprio produto inicialmente realiza na pele e complementa o tratamento.
  
Receita para peles mistas e sensíveis:

fase sólida:
.calamina rosa- 5g
.argila branca - 32g
.farinha de arroz integral- 20g
.pó de açaí - 5g

fase líquida:
.água de flores de laranjeira- 12g
.extrato glicólico de romã- 12g
.extrato glicólico de capuchinha - 8g
.tintura reduzida de benjoim - 2g
.óleo de macadâmia prensado à frio - 2g
.óleos essenciais de lavanda - 10 gotas
                              tea tree - 4 gotas
                              alecrim - 6 gotas

flores de lavanda secas - 1g

Modo de fazer:
1 - Misturar os ingredientes sólidos até ficar homogêneo.
2 - Misturar os ingredientes líquidos ( sem os óleos essenciais) com as flores de lavanda secas.
Finalmente misturar as duas fases, mexendo delicadamente com uma espátula, até ficar bem homogêneo, só então colocar os óleos essenciais.
Envasar em pote esterilizado e guardar na geladeira ( principalmente para locais, como o Rio de Janeiro, que possui alta umidade e temperatura ambiente).
Tempo de validade- 3 meses ( se for feito com a higiene correta e sendo usado utilizando espátula individual e limpa, sem contado direto do produto com os dedos).

Modo de Usar: 
Como esse produto não é indicado para retirar maquiagem é importante utilizar inicialmente seu produto de limpeza habitual - no meu caso, uso meus sabões :) , em seguida aplicar a pasta higienizante por todo o rosto, pescoço e colo, massageando bem, querendo pode deixar secar na pele para depois enxaguar, utilizando como máscara facial,ou então, enxaguar em seguida.

Propriedades dos ingredientes utilizados:

Calamina rosada- É uma mistura de óxido de zinco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, com propriedade adstringente e protetora tópica.Possui ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
argila branca - indicada para peles sensíveis com ação higienizante,suavizante e adstringente.
farinha de arroz integral - rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) ,vitaminas do complexo B  - B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina. As mais abundantes são a niacina e a tiamina que ficam na parte externa do grão.Possui também características hidratantes, emolientes ,reestruturantes e antioxidantes que ajudam a melhorar o aspecto da pele, prevenindo o envelhecimento cutâneo.Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo. 
pó de polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart.)- antioxidante, bactericida, revitalizante, hidratante e emoliente por seu percentual de lipídeos.
água de flores de laranjeira (Citrus sinensis L. Osbeck.)- calmante, adstringente e tonificante.
extrato de romã (Punica granatum L.)- rico em vit.E, revitalizante, antioxidante, bactericida, antiinflamatório, cicatrizante e hidratante, atuando na elasticidade da pele.
extrato de capuchinha (Tropaeolum majus)- rico em vit.C,adstringente, bactericida, antiinflamatório.
tintura de benjoim (Styrax spp.)- adstringente,cicatrizante,anti-séptico e despigmentante, ajudando a reduzir possíveis manchas na pele.
óleo de macadâmia ( Macadamia integrifolia) prensado à frio - regenerador cutâneo,umectante, hidratante, ideal para peles sensíveis e oleosas por ser facilmente absorvido e mantendo o teor hídrico cutâneo.

o.essenciais de lavanda (Lavandula officinalis)- anti-séptico, calmante, bactericida, cicatrizante.
o.essencial de tea tree (Melaleuca alternifólia) - anti-séptico, antifúngico, antibacteriano e antivirótico, antiinflamatório,ideal para acne e erupções cutâneas em geral.
o.essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) -anti-séptico, adstringente, antioxidante, ativa a circulação, renovando a pele.

flores secas de lavanda - ação levemente exfoliante além de acrescentar, naturalmente, os ativos próprios desse planta.






Editei a postagem para colocar o modo de usar, pois a pasta higienizante não deve ser utilizada para retirar maquiagem e sim para tratar e renovar a pele.



10 comentários:

Feli disse...

Maravillosa!! los ingredientes y propiedades de lújo. Felicidades.
Besos.

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Meu Deus! Eu preciso comprar toneladas desse seu produto. Bjs

Lissy disse...

Hola Sonia
q buen producto :D
super nutritivo para nuestro cuerpo, la combinación de ingredientes es magnifico.
un besito
saludos de Lissy

flor da pele disse...

Feli,
Obrigada pela visita e carinhoso camentário.
Besos.


Carol,
Estava com saudades...
Pode ter certeza que sua pele vai amar!
Beijos.


Lissy,
Eres un sol!
Besos.

Isa - Recetas Cosmética Natural disse...

Tiene muy buena pinta!!

flor da pele disse...

Isa,
Muchas gracias y besos.

carmen disse...

Esta genial tu pasta Sonia, felicidades.
Te he dejado un premio en mi blog.
Besos.

flor da pele disse...

Olá Carmen,
Que bom que você está de volta.
Obrigada pela visita,pelo carinhoso comentário e pelo LINDO PRÊMIO!
Besos.

Jabón y agua disse...

¡Muchas gracias por la receta! Ahora mismo me pongo a pensar en como cambiar algunos componentes por otros menos astringentes para mi piel. Ya te contaré como me ha quedado.
Un abrazo.

flor da pele disse...

Tenho certeza que sua receita ficará perfeita!
Besos.

Postar um comentário