detalhe sabão base de glicerina |
Para obtermos nossa própria base de glicerina, sem adições de produtos sintéticos,é necessário fazermos alguns cálculos e termos paciência para descobrirmos os percentuais ideais que mantenham as qualidades de um sabão normal, como dureza, espuma com persistência, limpeza e condicionamento, acrescidas da durabilidade e transparência que um sabão de glicerina deve ter sem contudo perder a qualidadade da espuma.
A base glicerina que coloco nessa postagem pode ser feita com a nossa própria fórmula do sabão do dia a dia, bastando adicionar determinados percentuais de solventes como álcool, glicerina e solução de açúcar.
Devemos levar em conta que os sabões de glicerina para serem transparentes devem ter uma concentração de 40 a 60% de peso em solventes para 40 a 60% de peso de sabão base inicial.
Quanto mais solvente mais transparente o sabonete, contudo menos espuma e mais rápido se gastará, isto devido a menor quantidade de massa de sabão contido em seu peso. Outros problemas podem surgir tais como, o sabão ficar mais macio que o desejado ou suar em ambientes úmidos.
A proporção que utilizei no meu teste inicial continuou sendo a minha preferida:
50 % massa sabão para 50% de solventes, onde:
1- massa de sabão é a soma dos pesos das gorduras da fórmula somado com o peso do hidróxido de sódio seco.
2- 50% de solvente, divididos em:
.Álcool ( 12% a 14% do peso total) – menos que 12% não dá transparência e mais do que 14%, o sabão encolher muito e fica com pouca espuma.
.Açúcar ( 8% a 14% do peso total) – mais que 14% deixa o sabão mole e suando, acaba rapidamente.
.Glicerina(8% a 14% do peso total) - mais que 14% deixa o sabão mole e suando,acaba rapidamente.
.Água ( 12% a 20% do peso total) – mais que 20% o sabão fica mole.
Peso final do sabão base glicerina:
peso das gorduras do sabão + peso do hidróxido de sódio seco + peso dos solventes.
Como exemplo, coloco uma das minhas receitas de sabão, acrescida dos solventes, para chegarmos finalmente em um sabão base de glicerina:
Oliva – 228 g
Babaçú – 43 g
Mant.karité-45 g
Ac.esteárico-50 g
Cera abelha-7 g
Rícino- 39 g
NaOH: 51 g ( utilizei um sobre engorduramento de 10%) para atingir meus objetivos de dureza, espuma, persistência , limpeza e condicionamento.
água necessária para diluir NaOH ( 33%) - 103 g
Total peso gorduras + peso NaOH (seca) = 463g
Calculo do peso do sabão base transparente com 50% de sabão base inicial + 50% solventes:
463g x 2 = 926g
Calculo dos solventes ( os percentuais também foram escolhidos de acordo com meus objetivos com relação a dureza, espuma, persistência da espuma, limpeza e condicionamento), o importante é somarem 50%:
Álcool - 12% de 926g = 111 g
Açúcar - 9% de 926g = 83 g
Glicerina - 13% de 926g = 120 g
Água - 16% de 926g = 148 g
Total = 12%+9%+13%+16% = 50%.
OBS: PARA UMA TOTAL TRANSPARÊNCIA É IMPORTANTE NÃO EXISTIR EXCESSO DE NaOH OU EXCESSO DE ÓLEOS – Nesse caso eu não testei, pois prefiro um sabão com menos transparência mas aproveitando as propriedades dos óleos no SE.
Preparo ( semelhante aos utilizados para elaboração de sabões no processo quente):
Utilizar equipamento de proteção como máscara contra gases tóxicos, luvas de borracha,etc conforme postagem indicada no final do tópico.
Aquecer óleos e derreter gorduras em separado +/- 70º C.
Preparar lixívia ( NaOH + água destilada) e quando estiver com a soda cáustica totalmente dissolvida misturar os óleos e gorduras já aquecidos,colocar em banho-maria e mexer até alcançar trace / traza com uma mistura homogênea.
detalhe elaboração sabão base glicerina |
Tampar e deixar em banho-maria por cerca de 1h ( no meu caso,não foi necessário mexer),quando a massa estiver totalmente gelificada (creme semitransparente) apagar o fogo mas permanecer com a panela em banho-maria e misturar 1/3 da solução água+ açúcar ( previamente aquecida em banho-maria para não amarelar e ter certeza do açúcar estar bem diluído), continuar mexendo e adicionar o álcool lentamente, misturar até que esteja totalmente integrado e a massa do sabão dissolvida.
É IMPORTANTE NESSA FASE, ESTAR COM O FOGO DESLIGADO,CUIDADO COM O ÁLCOOL!
Voltar a acender o fogo do banho-maria e continuar misturando até a massa ficar totalmente homogênea.Finalmente misturar o restante da solução água+ açúcar e a glicerina. Mexer lentamente para evitar a formação de espuma, retirar do banho-maria e deixar descansar,com a panela tampada até que a massa não tenha mais bolhas de ar em seu interior e fique transparente.
Finalmente, coar diretamente no molde já borrifado generosamente com álcool, levar à geladeira em seguida por algumas horas e desenformar.
Deixar em local arejado por 1 a 2 semanas, para que aconteça a cura total, secando e evaporando o álcool.
Dessa forma, estou fazendo minhas próprias receitas de sabões de glicerina, com as características mais adequadas aos meus interesses,guardando a base já pronta e quando necessário, derretendo e acrescento os aditivos escolhidos para o sabão final.
É importante destacar que:
1.Utilizo sempre álcool de cereais ( 70º) e com isso diminuo a evaporação que ocorre no processo.( interferindo também na transparência do sabão)
2.Essa receita modelo,possui um valor de SE = 10%,também interferindo na transparência do sabão mas, prefiro ter um sabão de glicerina translúcido com as propriedades que considero adequadas.
Já utilizei esse percentual de 50% de solventes em várias receitas, sempre controlando os respectivos percentuais de cada solvente dentro dos parâmetros acima descritos e mantendo desse modo, os índices que indicam o perfil do sabão dentro dos meus objetivos.
sobre os equipamentos necessários para fazer sabões