Trabalhar tendo a natureza como aliada, para mim, é algo especial,surpreendente e mágico.
Passei esse ano, que está quase acabando, envolvida em muitos estudos, pesquisas e realizações.
Tudo está sendo muito gratificante e estou muito feliz em mostrar pedacinhos de alguns desses encantos conquistados em 2010.
São macerações,sinergias,absolutos e até concretos projetos de amor que espero continuar em 2011, onde novas idéias já estão plantadas e novos projetos já foram iniciados.
Deixo mil beijos a todos que além de usarem meus produtos participaram com informações, incentivos e principalmente com amizade.
Feliz Natal , Feliz Navidad , Bon Nadal , Merry Christmas, Fröhliche Weihnachten ,Buon Natale ,Joyeux Noel !!!
Sonia Peña.
PS: Agora vou fazer o que já devia estar pronto....biscoitos e panetone para o Natal !
22 de dez. de 2010
19 de dez. de 2010
Extratos vegetais para uso cosmético - II
Continuando minhas pesquisas sobre extratos vegetais e os diferentes solventes utilizados para a extração dos ativos, encontrei informações que estão me ajudando muito a elaborar meus produtos.
O processo geral de obtenção de um extrato vegetal, envolve trituração da planta no solvente escolhido, agitação, maceração e por fim a filtração do líquido.
Através da maceração, que é um dos procedimento de extração dos princípios ativos contidos nas plantas, podemos escolher os solventes conforme nossos interesses e indicações.
Na maceração podem-se empregar diversos tipos de solventes líquidos, dependendo do objetivo. Podemos ter macerações por meio aquoso, hidroalcoólico e oleoso.
É importante destacar que na extração por maceração é nesessário observar as concentrações a serem feitas.
A concentração é determinada pela quantidade de planta e do líquido extrator.
Fatores que influenciam a extração:
.temperatura
.agitação
.granulometria da matéria prima vegetal
.pH
.tempo de extração
.solvente ( eficiência = polaridade do solvente <---> polaridade dos ativos que se quer extrair)
Preparo do vegetal:
O tipo de preparo do vegetal está diretamente relacionado com a sua estrutura.
Se tivermos caules e raízes o solvente terá maior dificuldade para agir e por esse motivo devemos cortar em pedaços bem pequenos.
Em se tratando de folhas e flores, que apresentam uma estrutura mais delicada, podemos simplesmente "rasgar" ou picar em pedaços regulares.
Polaridade do solvente:
Esse detalhe é importantíssimo para conseguirmos um bom resultado ao tentarmos extrair ativos de vegetais.
É necessário descobrirmos o grau de polaridade do solvente ou da mistura de solventes que mais se aproxima da polaridade da substância que se quer extrair.
Continuando com minhas pesquisas reparei que é costume, em análises fitoquímicas o uso de diversas extrações com variados tipos de solventes, com polaridade crescente, conseguindo-se assim extrair a maior quantidade possível de ativos do vegetal em estudo.
Exemplos de solventes em ordem crescente de polaridade com alguns dos tipos de substâncais extraídas:
hexano - lipídios,ceras,pigmentos.
tolueno,clorofórmio - bases livres de alcalóides,óleos voláteis
acetato de etila-flavanóides
álcool(etanol,glicerina,propilenoglicol) - heterosídeos em geral, resinas,glicosídeos
misturas hidroalcoólicas,água - saponinas,taninos,mucilagos,aminoácidos
Como exemplo temos o solvente água que é um extrator para substâncias hidrófilas ( que absorvem bem a água ) como os aminoácidos, açúcares, alcalóides, saponinas, flavonóides e mucilagens.
A água promove por hidrólise a degradação e a decomposição das substâncias ou dos princípios ativos,
mas ela não atua como um estabilizante ou conservante, podendo facilmente acontecer uma contaminação microbiana.
A água pode ser empregada nas alcoolaturas ou nas tinturas mãe. Sempre precisamos lembrar que mesmo assim, a água promove a hidrólise, ou seja, a quebra de substâncias e assim promovemos a degradação do fitoterápico e perde-se a ação terapêutica daquela planta, se deixada em contato prolongado com o bagaço.
fontes:
http://www.uov.com.br/biblioteca/98/os_ ... inais.html
http://www.abifisa.org.br/saibamais_conceitos.asp
texto de Gilson Giombele - Faculdade de Farmácia - UNIPAC
Marcadores: ------>
aditivos cosméticos,
como fazer,
diversos,
produto vegan,
vegetais
15 de dez. de 2010
Sabão de arroz integral com sakê
processo quente ( hot process)- produto vegan
Elaborado com creme de arroz integral,temperado com canela e vanilla, sakê , calamina, extrato de romã,vitE e vit C como aditivos e como base os óleos de oliva, palma orgânico,palmiste orgânico, arroz,milho e manteiga de karité.
Propriedades cosméticas de alguns dos ativos encontrados nesse sabão:
Como já foi dito em outro tópico, o arroz integral conserva o germe e a parte externa do grão, sendo rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) ,vitaminas do complexo B e gorduras poliinsaturadas. Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.Possui também características hidratantes, emolientes ,reestruturantes e antioxidantes que ajudam a melhorar o aspecto da pele, prevenindo o envelhecimento cutâneo.
O leite, de arroz integral possui propriedades adstringentes e ajuda a combater o ressecamento da pele, melhorando sua flexibilidade sendo complementado pelo alto teor de amido proveniente do grão ou miolo.
O arroz é uma importante fonte de vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina. As mais abundantes são a niacina e a tiamina que ficam na parte externa do grão.
O óleo do farelo de arroz possui uma composição similar aos óleos naturais da pele e portanto facilmente absorvido. Com alto indice de lipídios insaponificáveis e também um poderoso antioxidante – Gama Orizanol – que associado a vit.E torna esse óleo especial para formulações cosméticas. Embora os percentuais tanto das gorduras quanto do Gama Orizanol sofram perdas no processamento em virtude do tipo de extração e refino do óleo.
Sakê:
O ácido kógico, isolado de algumas espécies de Aspergillus, Penicillium e Acetobacter está presente no vinho japonês sakê.
Obtido a partir da fermentação do arroz,é utilizado na área cosmética,como agente clareador da pele.
Calamina rosada:
É uma mistura de óxido de zinco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, com propriedade adstringente e protetora tópica.Possui ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
fontes: http://www.cnpaf.embrapa.br/parperfeito/arroz/composicao.htm
artigo “Arroz na cosmética” - Estela Martin
http://www.esteticanaweb.com.br/
http://www.adegadesake.com/PREPARO%20SAKE.htm
Marcadores: ------>
hot process,
processo quente,
produto vegan,
sabão
9 de dez. de 2010
Sabão Águas Profundas
Processo quente( hot process) - produto quase vegan |
Esse sabão, por possuir uma alta concentração de quatro tipos de algas marinhas e também de ativos como a centella asiática e a argila, é um poderoso aliado no combate a celulite e flacidez da pele, age também contra a oleosidade, ativa a micro circulação, possui características emolientes e suavizantes sendo um excelente estimulante cutâneo mas sempre lembrando que para um efetivo combate à celulite e flacidez é necessário ingerirmos bastante água ,termos um alimentação bem natural e fazermos exercícios físicos regulares.
Propriedades de alguns dos ativos usados no sabão:
Alga Kombu (saccharina japonica) -de cor escura é mais larga e mais espessa que as outras algas, rica em vitaminas e minerais essenciais como cálcio, ferro, iodo, vitamina A, B1, B2, C, B6, niacina e numerosos traços minerais.
Estimula o sistema linfático
Alga Wakame (undaria pinnatifida) -alga marrom, fina e alongada é rica em proteínas, cálcio, ferro, manganês e outros traços minerais
Alga Nori ( porphira umbilicalis)- de cor entre o verde vivo e o roxo e de folhas finas é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C.Elimina toxinas e activa a circulação sanguínea, ntrindo a pele e mucosas.
Alga Spirulina - é uma microalga azul-esverdeada, que apresenta cerca de 70% de proteínas contendo 8 aminoácidos essenciais. É 58 vezes mais rica em ferro que o espinafre, e oferece ainda vitaminas do complexo B
Centella ( Centella asiática L.) -vegetal que cresce em solo úmido e que possui caracterísitcas antioxidantes, antinflamatórias,ativando a circulação periférica e estimula a fabricação de colágeno.
Receita ( 1Kg de sabão) processo quente:
o.oliva- 283g
o.babaçu-134g
o.soja-57g
o.amendoim-23g
manteiga de cacau-128g
manteiga de cupuaçu-23g
cera de abelhas-6g
NaOH-86g
água-260g
SE - 8%
concentração - 25%
Aditivos: ( os percentuais são calculados sobre o peso total dos óleos da receita)
pasta de algas(wakame,kombu e nori) - 140g ( descontar do peso da água da receita)
espirulina em pó(conteúdo de 9 cápsulas)
centella asiática (conteúdo de 8 cápsulas)
SE -o. de oliva- 30g
manteiga de cupuaçu - 23g
argila branca 4%
vit.E 2%
vit.C 2%
extrato de alecrim + toronja 5%
tintura de benjoim, o.e de cipreste ,o.e alecrim diluídos em o. copaíba 1%
Pasta de algas:
Kombu - 80g
Nori – 12g
Wakame – 36g
Picar as algas e cobrir com água destilada, acrescentar suco de limão tahiti e siciliano,deixando de molho por 10 min.Depois cozinhar em banho-maria por 1h.Depois triturar até formar uma pasta.
Separar 140g para usar na receita, depois de frio adicionar a spirulina e a centella, mexendo bem para homogeneizar.
Potencializando os efeitos do sabão "Águas Profundas":
No corpo - procure usar o sabão fazendo massagens nos braços, abdômen,pernas e glúteos com o auxilio de uma luva de crina, fazendo movimentos em círculos (abdômen) e nos demais locais, sempre no sentido de baixo para cima e de fora para dentro, respeitando o fluxo da rede linfática , deixe agir por 3 a 5 min, só depois enxágue.
No rosto - lave o rosto normalmente, deixando 1 min de pausa, enxaguando em seguida.
fontes:
dieta anticelulite:
http://boaforma.abril.com.br/dieta/dietas-da-beleza/dieta-anticelulite-488200.shtml
exercícios físicos e benefícios da drenagem linfática:
http://cristinalucio.sites.uol.com.br/02_arqpessoal_drenagem.htm
algas:
Instituto Macrobiótico de Portugal
As verduras do Oceano, Algas do Atlântico, Clemente Fernández Sáa
Marcadores: ------>
como fazer,
hot process,
processo quente,
produto vegan,
sabão
8 de dez. de 2010
Prêmio Especial de Natal
O Blog recebeu mais um prêmio Especial de Natal |
Agradeço o carinho e a consideração de Lola e Texia que generosamente me ofereceram esse prêmio especial para a época do Natal.
Abaixo os links para seus maravilhosos blogs:
http://jabontura.blogspot.com/ - Lola
http://sanganatural.blogspot.com/ - Texia
Coloco a lista dos sete blogs que escolhi para oferecer esse anjo, dando continuidade ao prêmio:
http://rekochile.blogspot.com/
http://lunanuevajabonesymas.blogspot.com/
http://sanganatural.blogspot.com/
http://lajaboneriadeana.blogspot.com/
http://jabonesnone.blogspot.com/
http://jabonyagua.blogspot.com/
http://jabonesnaturalesdemayte.blogspot.com/
Marcadores: ------>
diversos
27 de nov. de 2010
Sabão de Mangostim
processo quente ( hot process)- produto quase vegan ( possui leite de cabra na composição)
Um sabão profundamente aintioxidante e com propriedades únicas para combater fungos,bactérias, eczemas,dermatites e psoríases devido principalmente as xantonas encontradas na polpa e pericárpio ( casca) do fruto mangostim ou mangostão.
Composição:
saponificação dos óleos de oliva extra virgem, amêndoas doce, amendoim, babaçu, linhaça, palma, ác. esteárico vegetal e manteiga de karité.
aditivos: polpa de mangostim, argila branca,vitamina E,extrato de mangostim, leite de cabra, o.e limão e o.e de bergamota,tintura benjoim.
Propriedades cosméticas do Mangostim (Garcinia mangostana L.):
De casca grossa e roxa, quase negra, o mangostim ou mangostão, como também ficou conhecido, é nativo da Ásia e cultivado em regiões tropicais, inclusive no Brasil, onde é principalmente cultivado nos estados do Pará e da Bahia e em pequena escala no Espirito santo e em São Paulo.
Diz a lenda que a rainha Vitória (1819-1901), da Inglaterra, teria considerado o mangostim a fruta mais saborosa do mundo, o que lhe valeu o título de "rainha das frutas".
Ao verificar os componentes nutricionais e antioxidantes da fruta, uma pesquisa realizada pela Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Quieros concluiu que ela é muito rica em agentes polifenólicos, substâncias altamente antioxidantes.
Os Xantones e os Taninos (polyphenols) são os ingredientes principais do mangostim.
“Contém elevado teor de compostos fenólicos, e dentre estes, os principais metabólicos secundários são derivados prenilatados de xantonas, que apresentam, entre outras, propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticâncer. Estes compostos ainda são responsáveis pela coloração avermelhada do pericarpo do fruto, sendo que estes pigmentos apresentam função de tingimento de couros na China.
Efetuou-se análise de composição centesimal e de compostos fenólicos de frutos de Garcinia mangostana L., variedade comercial produzida no Brasil, na região de Una, no Estado da Bahia, e comparou-se com a tabela nutricional do mangostim e com frutas de alto teor de compostos fenólicos, tais como manga e acerola.
Conclui-se que o mangostim é uma fruta equilibrada em nutrientes, e como a maioria das frutas, é rica em água e carboidratos e pobre em proteínas e lipídios. Contém elevado teor de compostos fenólicos totais, com valores acima de 900mg/100g de amostra, podendo ser considerada riquíssima em tais compostos.”
Propriedades cosméticas do leite de cabra:
As lipoproteínas encontradas no leite de cabra ajudam na passagem dos nutrientes e da água através da membrana das células epiteliais, tornando a pele fica suave e hidratada.
O leite de cabra nos cosméticos ajuda a nutrir profundamente a pele por sua composicão química tornando-se importante para peles danificadas e alérgicas .
Em sua composição encontramos o ácido caprílico que ajuda a clarear e a suavizar a pele e as vitaminas A, B1, B12 e C.
fontes:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.springerlink.com/index/122j4r22g07084j7.pdf
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.montosogardens.com/garcinia_mangostana.htm
http://www.rebprotocol.net/2008/MANGOSTEEN%20-%20A%20'Royal'%20Fruit.%20Research,%20Clinical%20and%20Personal%20Experiences%20&%20patent%2028pp.pdf
Um sabão profundamente aintioxidante e com propriedades únicas para combater fungos,bactérias, eczemas,dermatites e psoríases devido principalmente as xantonas encontradas na polpa e pericárpio ( casca) do fruto mangostim ou mangostão.
Composição:
saponificação dos óleos de oliva extra virgem, amêndoas doce, amendoim, babaçu, linhaça, palma, ác. esteárico vegetal e manteiga de karité.
aditivos: polpa de mangostim, argila branca,vitamina E,extrato de mangostim, leite de cabra, o.e limão e o.e de bergamota,tintura benjoim.
Propriedades cosméticas do Mangostim (Garcinia mangostana L.):
google image |
Diz a lenda que a rainha Vitória (1819-1901), da Inglaterra, teria considerado o mangostim a fruta mais saborosa do mundo, o que lhe valeu o título de "rainha das frutas".
Ao verificar os componentes nutricionais e antioxidantes da fruta, uma pesquisa realizada pela Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Quieros concluiu que ela é muito rica em agentes polifenólicos, substâncias altamente antioxidantes.
Os Xantones e os Taninos (polyphenols) são os ingredientes principais do mangostim.
“Contém elevado teor de compostos fenólicos, e dentre estes, os principais metabólicos secundários são derivados prenilatados de xantonas, que apresentam, entre outras, propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticâncer. Estes compostos ainda são responsáveis pela coloração avermelhada do pericarpo do fruto, sendo que estes pigmentos apresentam função de tingimento de couros na China.
Efetuou-se análise de composição centesimal e de compostos fenólicos de frutos de Garcinia mangostana L., variedade comercial produzida no Brasil, na região de Una, no Estado da Bahia, e comparou-se com a tabela nutricional do mangostim e com frutas de alto teor de compostos fenólicos, tais como manga e acerola.
Conclui-se que o mangostim é uma fruta equilibrada em nutrientes, e como a maioria das frutas, é rica em água e carboidratos e pobre em proteínas e lipídios. Contém elevado teor de compostos fenólicos totais, com valores acima de 900mg/100g de amostra, podendo ser considerada riquíssima em tais compostos.”
Propriedades cosméticas do leite de cabra:
As lipoproteínas encontradas no leite de cabra ajudam na passagem dos nutrientes e da água através da membrana das células epiteliais, tornando a pele fica suave e hidratada.
O leite de cabra nos cosméticos ajuda a nutrir profundamente a pele por sua composicão química tornando-se importante para peles danificadas e alérgicas .
Em sua composição encontramos o ácido caprílico que ajuda a clarear e a suavizar a pele e as vitaminas A, B1, B12 e C.
fontes:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.springerlink.com/index/122j4r22g07084j7.pdf
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.montosogardens.com/garcinia_mangostana.htm
http://www.rebprotocol.net/2008/MANGOSTEEN%20-%20A%20'Royal'%20Fruit.%20Research,%20Clinical%20and%20Personal%20Experiences%20&%20patent%2028pp.pdf
Marcadores: ------>
hot process,
processo quente,
produto quase vegan,
sabão
21 de nov. de 2010
Sabão de Jabuticaba e Vinho Tinto
processo quente ( hot process)- produto VEGAN
Elaborado com polpa e casca de jabuticaba frescas e em extrato,vinho tinto e argila vermelha como aditivos e como base os óleos de oliva,rícino,babaçu e soja.
A jabuticaba ( Myrciaria cauliflora), planta nativa do Brasil, rica em vitaminas do complexo B e vitamina C e em antocianina, substância presente principalmente na casca e que possui efeito antioxidante e anti-envelhecimento para a pele sendo um atenuante das rugas de expressão.
O vinho tinto de uvas ( Vitis vinifera) potencializa o efeitos restauradores do sabão com a presença dos polifenóis além do resveratrol, um composto que faz parte das fitoalexinas e que possui atividade antiinflamatória, fungicida e bactericida.
A argila vermelha é rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É antiestressante, redutora de pesos e medidas.
O óxido de ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, a carência desse elemento se manifesta por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
fontes: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp?f_cod=187
http://www.uvibra.com.br/noticias_241005_6.htm
http://www.ativosdermatologicos.com.br/
Marcadores: ------>
hot process,
processo quente,
produto vegan,
sabão
16 de nov. de 2010
Propriedades cosméticas de alguns vegetais
Continuando o assunto sobre os leites vegetais para uso cosmético, coloco agora as propriedades de seus componentes:
castanha-do-pará:
Originária da árvore castanheira ( Bertholletia excelsa H.&B.) a castanha-do-pará possui em sua composição além de proteínas, lipídios ,minerais como fósforo, potássio e vitamina B.Suas características agem no tecido cutâneo, formando uma camada para impedir a evaporação da água na pele.
aveia (Avena sativa):
Possui fito-hormonas com características estimulantes,hidratantes, regeneradoras e suavizantes para a pele.Diminui a ação irritante e inflamatória,acalmando as peles sensíveis, como o desconforto dos eritemas.Regenera a camada córnea reestruturando dos lipídios protetores graças a presença de beta-glucanos na aveia, que possuem uma ação muito semelhante ao ácido hialurônico. Rica em vitaminas do complexo B e vitamina E em sua composição. É também rica em proteínas, ferro, cálcio e carboidratos.
coco (Cocus nucifera L.):
Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas.
A água do coco é semelhante a uma bebida isotônica industrializada com a maravilhosa vantagem de ser 100% natural, sem conservantes, sem aromatizantes e corantes artificiais.Sua composição possui :
Proteínas 0,1 g
Carboidratos 5,5 g
Lipídios 0,05 g
Sódio 25 mg
Potássio 160 mg
Cloreto 20 mg
Cálcio 5 mg
Fósforo 0,4 mg
Magnésio 0,45 mg
A água de coco junto com a polpa do coco, formando o leite de coco, traz inúmeros benefícios a pele através das vitaminas A, B1, B2, B5 e C, possuindo caracteristicas adstringentes,antioxidantes e hidratantes.
Em relação ao seu teor protéico, a água de coco apresenta composição de aminoácidos semelhante a do leite de vaca, porém com maior porcentagem de arginina, alanina, cistina e serina.
arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa):
O arroz integral é aquele que conserva o germe e a parte externa do grão, sendo rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B, gorduras poliinsaturadas.Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.
gergelim ( Sesamum indicum L):
Com uma coloração variando do branco ao preto,as sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:Lipídios ou gorduras (52%), praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados.
O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo além das mucilagens que dão a característica suavizante além da maravilhosa propriedade antioxidante proveniente da riquesa de sua composição.
soja (Glycine max L.):
A soja possui características emolientes e antioxidantes além de ceramidas vegetais ou Cerebrosíseos vegetais responsáveis pela proteção da pele, evitando a perda de água e consequentemente a desidratação da pele.
semente girassol (Helianthus annuus):
A semente de girassol possui 35% de gorduras, 13,5% de proteínas, 24% de hidratos de carbono, vitaminas A, K, D , E e do complexo B e minerais (fósforo, cobre, ferro e zindo).
amêndoas (Prunus dulcis):
Possui proteína rica nos principais elementos estruturais da proteína cutânea: glicina, ácido glutâmico e arginina.Capacidade regeneradora emolientes e suavizantes.
fontes diversas:
http://www.saudevidaonline.com.br/
http://www.cisbra.com.br/site/
www.abran.org.br
http://www.engalimentos.com.br/
Marcadores: ------>
diversos,
produto vegan,
vegetais
29 de out. de 2010
Leites Vegetais para uso cosmético
Elaborados com produtos orgânicos.
google image |
Utilizo os leites vegetais, feitos com produtos orgânicos, como aditivos para meus sabões e cosméticos.No caso de utilizar produto não orgânico é recomendável descartar a água usada para demolhar.
Costumo preparar no mesmo dia ou na véspera,nesse caso, guardando na geladeira para garantir a qualidade, já que não utilizo conservantes.
Encontramos na internet vários métodos para produzir leites de origem vegetal.Estou colocando a maneira que utilizo visando interesses cosméticos ou seja, as vezes deixando de fazer certas etapas do processo, como coar,retirar cascas,etc para com isso,agregar elementos que são descartados no uso alimentício mas que no caso de sabões e cosméticos em geral, contribuem para trazer características exfoliantes ou ajudar na consistência entre outras coisas.
Costumo preparar no mesmo dia ou na véspera,nesse caso, guardando na geladeira para garantir a qualidade, já que não utilizo conservantes.
Encontramos na internet vários métodos para produzir leites de origem vegetal.Estou colocando a maneira que utilizo visando interesses cosméticos ou seja, as vezes deixando de fazer certas etapas do processo, como coar,retirar cascas,etc para com isso,agregar elementos que são descartados no uso alimentício mas que no caso de sabões e cosméticos em geral, contribuem para trazer características exfoliantes ou ajudar na consistência entre outras coisas.
1 parte de castanhas-do-pará cortadas e demolhadas por 3h.
2 partes de água
¼ parte de aveia em grão demolhada por 8h, depois colocar em fogo baixo e deixar ferver por 3 min.Esfriar.
Bater no liquidificador as castanhas com a papa de aveia, se necessário acrescentar um pouco mais de água filtrada. Coar, caso não queira um sabão exfoliante.
Obs:A aveia pode ser substituída por amido de milho. O modo de fazer é o mesmo.
Leite de coco:
Ralar 1 coco.
Com a água do próprio coco + água filtrada em temperatura morna, cobrir a parte ralada.Deixar descansar por 30 min,em seguida bater no liquidificador.
Peneirar (sem passar por coador de pano), extraindo todo o leite, nesse caso o leite ficará com pequenas fibras do coco que proporcionam uma excelente exfoliação.
Leite de arroz integral:
¼ de xícara do cereal
500ml de água filtrada
Deixar o arroz integral demolhar por 6h.
Cozinhar bem o arroz integral.Bater no liquidificador e peneirar se preferir.
Leite de sementes de girassol :
½ xícara de sementes de girassol sem cascas e demolhadas por 3h.
250 ml de água filtrada
Bater no liquidificador e peneirar.
Leite de gergelim:
¼ de xícara de gergelim debulhado por 3h.
250 ml de água filtrada
Bater no liquidificador até formar uma pasta.
Leite de soja:
1 medida de soja preparada
3 litros de água filtrada ( 10 copos de água)
Demolhar os grãos de soja em 2 litros de água por 12h.
Lavar a soja descartando a água.
Ferver 3 litros de água (10 copos).
Colocar a soja no liquidificador e utilizando o botão pulsar, acrescentar um copo da água quente, bater pulsando e adicionar mais 3 copos de água fervente.
Bater na velocidade mínima por 5 min.
Colocar a mistura em uma peneira e expremer bem para extrair todo o líquido.
Voltar com a pasta da soja para o liquidificador e repetir a operação até ter terminado com os 10 copos de água quente e a pasta de fibras de soja ter sido batida e expremida sempre.
Finalmente colocar todo o leite extraído em uma panela e deixar ferver em fogo baixo, mexendo sempre.
Depois de 10 minutos, quando a espuma que se forma em cima do leite sumir quase toda, apagar o fogo e colocar imediatamente em um “banho maria invertido” ou seja, colocar a panela em outra cheia de água gelada.
PS: se não quiser usar as cascas, basta esfregar os grão da soja entre as mãos logo depois de demolhar por 12h.
Leite de amêndoas:
10 amêndoas sem cascas
400 ml de água filtrada
Demolhar as amêndoas por 12h.
Bater bem no liquidificador, depois peneirar.
fontes - leites vegetais uso alimentício:
http://www.centrovegetariano.org/
http://cozinhanatureba.blogspot.com/
http://www.eurooscar.com/receitas/subsleite.htm
http://www.guiavegano.com.br/receitas/leitevegetal/
http://mulheresperta.com.br/culinaria/leite-de-soja-caseiro-receita/Leite de castanha-do-pará com aveia
Marcadores: ------>
aditivos cosméticos,
como fazer,
diversos,
produto vegan,
vegetais
24 de out. de 2010
Prêmio Blog de Ouro
O blog recebeu um novo prêmio: BLOG DE OURO
Agradeço o carinho e a consideração da Marta e Carmen que generosamente me ofereceram esse prêmio.
Abaixo os links para seus maravilhosos blogs:
http://labombolladelarciris.blogspot.com/ - Marta
http://jabonesnone.blogspot.com/ - Carmen
Coloco a lista dos dez blogs que escolhi dando continuidade ao prêmio:
http://sanganatural.blogspot.com/
http://lajaboneriadeana.blogspot.com/
http://jabonesnone.blogspot.com/
http://jabonyagua.blogspot.com/
http://lunanuevajabonesymas.blogspot.com/
http://aprendiendo-dia-a-dia.blogspot.com/
http://esteticaaromasdulcinea.blogspot.com/
http://jabonespompitas.blogspot.com/
http://jabonesnaturalesdemayte.blogspot.com/
http://misjabonesydelicias.blogspot.com/
Marcadores: ------>
diversos
20 de out. de 2010
Sabão de manga e melado de cana-de-açúcar
processo quente (hot process) - quase vegan - manteiga de vaca na composição
Deliciosamente hidratante e antioxidante, sendo ideal para peles sensíveis e danificadas.
A utilização do melado de cana-de-açúcar na receita do sabão apresentou um resultado surpreendente, é um perfeito substituto para o mel.
Composição:
saponificação dos óleos de oliva extra virgem, amêndoas doce, amendoim, babaçu, linhaça, palma, ác. oleico e ác. esteárico vegetal, manteiga de vaca e manteiga de karité.
aditivos: polpa de manga, melado de cana, argila branca,vitamina E,extrato de manga, extrato de aveia, vanilla, essência de manga.
Propriedades da Manga (Mangifera indica):
Fruta rica em vitamina A,contém também vitaminas do complexo B e vitamina C, além de selênio, magnésio e ferro e alto conteúdo em potássio, ajudando contra a retenção de líquidos.
Possui característica antioxidante,hidratante, reestruturante e regeneradora para a pele.
Composição do melado de cana-de-açúcar:
Possui uma rica composição onde encontramos:
vit. B1,vit. B2,niacina,vit. B6,folacina,ácido pantotênico,cálcio,cobre,ferro, magnésio, fósforo,potássio,selênio,sódio,zinco.
Sobre o ácido oleico: ácido graxo insaturado.
O ácido oléico é obtido a partir da hidrólise da gordura animal e/ou de certos óleos vegetais (óleo de oliva, palma, uva,soja,algodão, etc)
Possui propriedades regenerativas do tecido cutâneo, e confere maciez e suavidade a pele, sendo emoliente e hidratante.
Contribui também para recompor a oleosidade em peles ressecadas e com problemas de escamação.
Marcadores: ------>
hot process,
processo quente,
produto quase vegan,
sabão
6 de out. de 2010
Etiquetas e Embalagens
Seguindo com minhas idéias, elaborei as etiquetas dos meus produtos com as suas composições completas, para não deixar dúvidas aos usuários.
Criei também uma série de etiquetas complementares para que toda a linha que faço tenha o mesmo acabamento.
As embalagens finais, feitas com tecidos com estampas variadas, fitas e adereços coloridos alegram as imagens dos produtos.
Marcadores: ------>
diversos,
embalagens,
etiquetas,
soap labels,
soap packaging
2 de out. de 2010
Protetor Labial
Estando frio ou calor precisamos sempre de um hidratante labial.
Ideal para peles normais ou oleosas, protegendo e evitando o aparecimento de finas linhas de expressão sem obstruir os poros.( não comedogênico) - quase vegan.
composição:
manteiga de cacau (Theobroma cacao, L.). - possui propriedades hidratantes,emolientes e antioxidantes, sendo facilmente absorvida pela pele,recuperando os danos causados por exposições ao sol ou frio excessivo.
óleo de jojoba (Simmondsia chinensis)- na verdade, uma cera líquida,possuindo propriedades não oclusivas exelente regenerador cutâneo.
óleo de coco extra-virgem (Cocos nucifera)- apresenta um alto índice de ácido láurico entre outros e segundo a Dra. Mary Enig, nutricionista, o ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média, que é transformado em monolaurina no corpo humano, possuindo propriedade antiviral e bactericida.
óleo de amêndoas (Prunus Dulci)- Sendo de fácil absorção,possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes, amaciantes e nutritivas sendo também bastante emoliente. Rico em vitaminas A e B.
macerado de calêndula (Calendula Officinalis L. ) - Com propriedades cicatrizantes, regeneradoras e calmantes, além de ser anti-séptica e antiinflamatória.
mel- possui propriedades bactericidas, antioxidantes além da ação fungicida, cicatrizante e emoliente.
cera de abelhas-ideal para peles delicadas, especialmente quando estão desvitalizadas. Limpa a epiderme, suaviza e nutri a derme, prevenindo o envelhecimento cutâneo.Possui qualidades cicatrizantes e antinflamatória.
vitamina E - antioxidante natural impede a oxidação dos ácidos graxos insaturados existentes nas composições dos óleos vegetais.Possui efeito anti-inflamatório além de ser hidratante e umectante.
fontes:
óleo de coco:
http://www.coconutoil.com/mary_enig.htm
http://www.lauric.org/index.html
Ideal para peles normais ou oleosas, protegendo e evitando o aparecimento de finas linhas de expressão sem obstruir os poros.( não comedogênico) - quase vegan.
composição:
manteiga de cacau (Theobroma cacao, L.). - possui propriedades hidratantes,emolientes e antioxidantes, sendo facilmente absorvida pela pele,recuperando os danos causados por exposições ao sol ou frio excessivo.
óleo de jojoba (Simmondsia chinensis)- na verdade, uma cera líquida,possuindo propriedades não oclusivas exelente regenerador cutâneo.
óleo de coco extra-virgem (Cocos nucifera)- apresenta um alto índice de ácido láurico entre outros e segundo a Dra. Mary Enig, nutricionista, o ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média, que é transformado em monolaurina no corpo humano, possuindo propriedade antiviral e bactericida.
óleo de amêndoas (Prunus Dulci)- Sendo de fácil absorção,possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes, amaciantes e nutritivas sendo também bastante emoliente. Rico em vitaminas A e B.
macerado de calêndula (Calendula Officinalis L. ) - Com propriedades cicatrizantes, regeneradoras e calmantes, além de ser anti-séptica e antiinflamatória.
mel- possui propriedades bactericidas, antioxidantes além da ação fungicida, cicatrizante e emoliente.
cera de abelhas-ideal para peles delicadas, especialmente quando estão desvitalizadas. Limpa a epiderme, suaviza e nutri a derme, prevenindo o envelhecimento cutâneo.Possui qualidades cicatrizantes e antinflamatória.
vitamina E - antioxidante natural impede a oxidação dos ácidos graxos insaturados existentes nas composições dos óleos vegetais.Possui efeito anti-inflamatório além de ser hidratante e umectante.
fontes:
óleo de coco:
http://www.coconutoil.com/mary_enig.htm
http://www.lauric.org/index.html
Marcadores: ------>
cosméticos naturais,
diversos,
produto quase vegan
9 de set. de 2010
Bombons de Ducha
Bombons de Ducha - "vegan"
Delicadamente esfoliantes e hidratantes.
Como não possuo banheira em minha casa, passei muito tempo frustada sem usar as famosas Bombas de Banho tão divertidas e aromáticas mas fiquei pesquisando para tentar descobrir uma maneira de solucionar esse problema sem precisar recorrer a uma reforma na casa.
Encontrei diversas receitas na internet, inclusive com vídeos explicativos mas, as proporções das substâncias comuns em todas as receitas precisavam de um ajuste para que meus Bombons de Ducha, pudessem ser usados diretamente no corpo e atendessem meu objetivo maior - possuir finalidade dermocosmética, ou seja, capaz de promover modificações fisiológicas que resultam em melhora de aspectos físicos na pele ( sempre me baseando em pesquisas e estudos).
O resultado, depois de vários testes, foi altamente positivo, por esse motivo só tive uma unidade para fotografar, o restante foi devidamente consumido por todos que conheço e que não possuem banheiras em suas casas.
Diferenças na composição:
Não existe “a receita” e sim uma mescla de determinados ingredientes que vão sendo gradativamente misturados onde o percentual da parte líquida dos ingredientes varia conforme o clima do dia e do local em que se vive.Por esse motivo muitas das receitas que encontrei não deram certo, pois tratavam-se de receitas feitas em locais com clima bem diferente do clima aqui do Rio de Janeiro.
Outro detalhe, a utilização de extratos glicólicos nessas formulações é um fator complicante pois, a glicerina e o propilenoglicol possuem características semelhantes quanto ao aspecto higroscópico ( propriedade de absorver a umidade do ambiente) mas como o sorbitol, outro tipo de umectante, é menos higroscópico, procurei usar o extrato vegetal feito com sorbitol, para levar ao produto, determinados ativos que fazem toda a diferença.
Ingredientes: 12 Bombons de Ducha.
parte seca:
.bicarbonato de sódio – 90g
.ácido cítrico – 45g
.amido de milho ( Maizena) – 22g
.argila branca – 15g
.sais de magnésio – 15g
.sais sem iodo ( para uso cosmético) – 10g
parte líquida:
.óleo de jojoba – 3g
.óleo de coco – 3g
.manteiga de cupuaçu- 6g
.extrato vegetal de aveia ( solvente sorbitol) – 6 gotas.
.óleos essenciais de gerânio, laranja doce e lavanda – 4 gotas de cada um.
.tintura de benjoim – 3 gotas
.corante culinário rosa – até 4 gotas.
Maneira de fazer:
Misturar muito bem os ingredientes secos previamente peneirados.
Acrescentar bem lentamente todos os ingrediente líquidos já misturados a parte ( inclusive manteiga já derretida).
Colocar uma colher de chá por vez e sempre misturando bem com as mãos devidamente enluvadas ( luvas de procedimento cirúrgico), até chegar no ponto que ao apertarmos a massa com a mão ela permaneça unida, como areia úmida.
PS: Pode acontecer de sobrar a mistura de líquidos ou, dependendo do clima de sua cidade, precisar de um pouco mais de líquido para chegar ao ponto certo da massa, nesse caso basta acrescentar um pouco mais de um dos óleos que foram escolhidos.
Caso aconteça o oposto e, sem querer, a massa passe do ponto certo,ficando muito úmida, basta acrescentar um pouco mais de amido de milho e voltar a amassar o restante muito bem.
Quanto a forma,no caso, como o produto é para ser usado diretamente na ducha, escolhi uma forma bem menor da que a usualmente utilizada para fazer as bombas de banho.
Usei simplesmente uma colher medida de pó de café.
Para enformar, basta comprimir a massa na forma, apertar bem e pronto.Depois ,bater na lateral da forma com o cabo de uma colher para o bombom soltar sem problemas.
Caso o bombom não esteja perfeito, volte com ele para a massa, e refaça o bombom novamente.
Deixar secar, naturalmente, em local seco ou com o foco direto de uma luminária com lâmpada quente. ( não foi preciso colocar na geladeira).
Modo de usar:
Após o banho terminado, ainda dentro do box de banho,com o corpo molhado e a ducha ligada, sair do jato de água, esmagar o bombom nas mãos e passar pelo corpo, ele já espumante, super cheiroso e com ótimas propriedades esfoliantes e hidratantes.Esperar alguns minutos e voltar para a ducha, retirando o produto.
Delicadamente esfoliantes e hidratantes.
Produto VEGAN |
Como não possuo banheira em minha casa, passei muito tempo frustada sem usar as famosas Bombas de Banho tão divertidas e aromáticas mas fiquei pesquisando para tentar descobrir uma maneira de solucionar esse problema sem precisar recorrer a uma reforma na casa.
Encontrei diversas receitas na internet, inclusive com vídeos explicativos mas, as proporções das substâncias comuns em todas as receitas precisavam de um ajuste para que meus Bombons de Ducha, pudessem ser usados diretamente no corpo e atendessem meu objetivo maior - possuir finalidade dermocosmética, ou seja, capaz de promover modificações fisiológicas que resultam em melhora de aspectos físicos na pele ( sempre me baseando em pesquisas e estudos).
O resultado, depois de vários testes, foi altamente positivo, por esse motivo só tive uma unidade para fotografar, o restante foi devidamente consumido por todos que conheço e que não possuem banheiras em suas casas.
Diferenças na composição:
Não existe “a receita” e sim uma mescla de determinados ingredientes que vão sendo gradativamente misturados onde o percentual da parte líquida dos ingredientes varia conforme o clima do dia e do local em que se vive.Por esse motivo muitas das receitas que encontrei não deram certo, pois tratavam-se de receitas feitas em locais com clima bem diferente do clima aqui do Rio de Janeiro.
Outro detalhe, a utilização de extratos glicólicos nessas formulações é um fator complicante pois, a glicerina e o propilenoglicol possuem características semelhantes quanto ao aspecto higroscópico ( propriedade de absorver a umidade do ambiente) mas como o sorbitol, outro tipo de umectante, é menos higroscópico, procurei usar o extrato vegetal feito com sorbitol, para levar ao produto, determinados ativos que fazem toda a diferença.
Ingredientes: 12 Bombons de Ducha.
parte seca:
.bicarbonato de sódio – 90g
.ácido cítrico – 45g
.amido de milho ( Maizena) – 22g
.argila branca – 15g
.sais de magnésio – 15g
.sais sem iodo ( para uso cosmético) – 10g
parte líquida:
.óleo de jojoba – 3g
.óleo de coco – 3g
.manteiga de cupuaçu- 6g
.extrato vegetal de aveia ( solvente sorbitol) – 6 gotas.
.óleos essenciais de gerânio, laranja doce e lavanda – 4 gotas de cada um.
.tintura de benjoim – 3 gotas
.corante culinário rosa – até 4 gotas.
Maneira de fazer:
Misturar muito bem os ingredientes secos previamente peneirados.
Acrescentar bem lentamente todos os ingrediente líquidos já misturados a parte ( inclusive manteiga já derretida).
Colocar uma colher de chá por vez e sempre misturando bem com as mãos devidamente enluvadas ( luvas de procedimento cirúrgico), até chegar no ponto que ao apertarmos a massa com a mão ela permaneça unida, como areia úmida.
PS: Pode acontecer de sobrar a mistura de líquidos ou, dependendo do clima de sua cidade, precisar de um pouco mais de líquido para chegar ao ponto certo da massa, nesse caso basta acrescentar um pouco mais de um dos óleos que foram escolhidos.
Caso aconteça o oposto e, sem querer, a massa passe do ponto certo,ficando muito úmida, basta acrescentar um pouco mais de amido de milho e voltar a amassar o restante muito bem.
Quanto a forma,no caso, como o produto é para ser usado diretamente na ducha, escolhi uma forma bem menor da que a usualmente utilizada para fazer as bombas de banho.
Usei simplesmente uma colher medida de pó de café.
Para enformar, basta comprimir a massa na forma, apertar bem e pronto.Depois ,bater na lateral da forma com o cabo de uma colher para o bombom soltar sem problemas.
Caso o bombom não esteja perfeito, volte com ele para a massa, e refaça o bombom novamente.
Deixar secar, naturalmente, em local seco ou com o foco direto de uma luminária com lâmpada quente. ( não foi preciso colocar na geladeira).
Modo de usar:
Após o banho terminado, ainda dentro do box de banho,com o corpo molhado e a ducha ligada, sair do jato de água, esmagar o bombom nas mãos e passar pelo corpo, ele já espumante, super cheiroso e com ótimas propriedades esfoliantes e hidratantes.Esperar alguns minutos e voltar para a ducha, retirando o produto.
Marcadores: ------>
como fazer,
diversos,
produto vegan
7 de set. de 2010
PRÊMIO DA AMIZADE!!!
Com muita alegria recebi o PRÊMIO DA AMIZADE de Texia, Ana e Selene, pessoas maravilhosas por quem tenho muito carinho e agradeço com muito amor.
Obrigada pela homenagem.
Blog da Texia - http://sanganatural.blogspot.com/
Blog da Ana - http://lajaboneriadeana.blogspot.com/
Blog da Selene - http://lunanuevajabonesymas.blogspot.com/
Abaixo coloco a lista dos doze blogs que escolhi como representantes da AMIZADE :
1. http://sombradelmar.blogspot.com/
2. http://arte-jabon.blogspot.com/
3. http://elhammandesultana.blogspot.com/
4. http://kittome.blogspot.com/
5. http://jabonescapricornio.blogspot.com/
6. http://yakinestablece.blogspot.com/
7. http://jabonesramy.blogspot.com/
8. http://feli-misjabonestrebol.blogspot.com/
9. http://laartesanadeljabon.blogspot.com/
10. http://ateneablog.blogspot.com/
11. http://saosabao.blogspot.com/
12. http://elomar-pasitoapasito.blogspot.com/
Obrigada pela homenagem.
Blog da Texia - http://sanganatural.blogspot.com/
Blog da Ana - http://lajaboneriadeana.blogspot.com/
Blog da Selene - http://lunanuevajabonesymas.blogspot.com/
Abaixo coloco a lista dos doze blogs que escolhi como representantes da AMIZADE :
1. http://sombradelmar.blogspot.com/
2. http://arte-jabon.blogspot.com/
3. http://elhammandesultana.blogspot.com/
4. http://kittome.blogspot.com/
5. http://jabonescapricornio.blogspot.com/
6. http://yakinestablece.blogspot.com/
7. http://jabonesramy.blogspot.com/
8. http://feli-misjabonestrebol.blogspot.com/
9. http://laartesanadeljabon.blogspot.com/
10. http://ateneablog.blogspot.com/
11. http://saosabao.blogspot.com/
12. http://elomar-pasitoapasito.blogspot.com/
Marcadores: ------>
diversos
27 de jul. de 2010
Sabão de sementes de abóbora
processo frio (cold process) - quase vegan - manteiga de vaca,própolis,ovo e mel na composição
O óleo extraído da sementes da abóbora (Cucurbita pepo) possue propriedades antioxidantes sendo rico em vitamina E, principalmente γ-tocoferol e α-tocoferol.
Contém de 44 a 50% de fração oleosa (rica em ácidos graxos mono e poliinsaturados),minerais, especialmente zinco, magnésio, ferro, cobre, manganês, potássio, cálcio e selênio além das vitaminas A, B1, B2, E, niacina e ácido fólico.
A riqueza em cucurbitacina, substância que lhe dá a classificação botânica, confere também à semente de abóbora propriedades antiinflamatórias.
O óleo extraído da semente de abóbora,ajuda no tratamento de queda de cabelo, combatendo o DHT (DiHidroTestosterona), que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.
A abóbora em fruto oferece também pigmentos carotenóides, tais como alfacaroteno, betacaroteno e luteína que possuem propriedades antioxidantes,fotoprotetoras, emolientes, suavisantes e corantes.
Composição sabão sementes de abóbora - antioxidante e antiinflamatório.
saponificação dos óleos de oliva,babaçu,milho,rícino,ác.esteárico vegetal, manteiga de vaca, manteiga de cupuaçu e manteiga de karité.
aditivos:polpa de abóbora cozida no vapor,extrato de semente de abóbora,oleato de semente de abóbora no óleo de milho,mel, extrato de própolis,vit.E,vit C, clara e gema de um ovo ( clara batida em neve), óleos essenciais de laranja doce, patchouli e cedro diluídos em tintura de benjoim.
A albumina presente na clara de ovo dá firmeza à pele.
Receita:
.babaçu- 73g
.ác.esteárico vegetal – 20g
.manteiga karité – 22g
.oliva – 180g
.milho- 57g – 38g (correspondente ao SE de 8%) = 19g
.manteiga de vaca – 68g ( na cálculadora Mendrulandia escolher sebo de vaca)
.manteiga de cupuaçu – 10g
.rícino – 44g
.soda cáustica – 62g
.água : 158g ( 70g para diluir a soda e 90g pasta de abóbora cozida no vapor)
Aditivos:
.macerado de semente de abóbora em óleo de milho. (SE) - 38g
.extrato glicólico de sementes de abóbora – 24g
.mel – 14g
.extrato de própolis – 5g
.vit.E- 9g
.vit. C- 9g
.caulim -14g
.1 ovo ( clara batida em neve + gema sem pele)
.óleos essenciais de laranja doce,patchouli e cedro – 60 gotas no total.
SE de 8% - concentração de 28%
modo de fazer :
Aquecer as manteigas, ác.esteárico e óleos em separado, depois misturar e deixar esfriar.Bater com batedeira levemente e colocar na geladeira ( repetir essa operação até ficar como um creme espesso).
nota: não vai ficar como chantilly porque o percentual de óleos líquidos não permite.
Fazer a lixívia ( água + soda) e colocar em banho maria invertido ( água gelada) para esfriar a mistura.
Pesar e preparar os aditivos.
.pasta de abóbora + vit.E e vit.C + gema do ovo sem pele +caulim
.extratos + mel + óleos essenciais
Quando a mistura das gorduras estiver no ponto de creme espesso misturar, delicadamente com batedor manual, a lixívia até ficar uma massa homogênea.Estando bem misturada, bater energicamente com o mix para iniciar a reação ( trace/traza).
Finalmente acrescentar o SE, a clara batida e os demais aditivos na ordem acima.Mexer até ficar homogêneo.
Colocar na forma , esperar 24h, desenformar e cortar.
Tempo de cura – 4 semanas.
PS: A coloração do sabão é resultado da pasta de abóbora cozida no vapor.Não levou corantes.
Marcadores: ------>
cold process,
como fazer,
processo frio,
produto quase vegan,
sabão
Assinar:
Postagens (Atom)