processo quente (hot process)- produto vegan |
Comecei a pesquisar e fui descobrindo as inúmeras versões desse sabão maravilhoso feito artesanalmente, buscando a hidratação e renovação da pele,variando tanto nos ingredientes como no processo, dependendo da região e do país onde é feito.O Sabão negro é conhecido na África Ocidental por vários nomes, mas o mais comum é Ose Dudu, que é derivado do Anago ou línguas iorubá da Nigéria, Benin e Togo. Significando, literalmente, sabão (Ose) Negro (Dudu).
O sabão negro Africano varia de um marrom claro ao negro profundo, dependendo dos ingredientes e modo de preparação.
As cascas, folhas e vagens do cacau também são utilizadas para dar a cor característica.
Os óleos usados variam de região para região, e incluem óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de coco, manteiga de cacau e manteiga de karité. Qualquer combinação destes ingredientes é possível, e é estabelecido como base,podendo ser feito com cinzas de determinados vegetais ricos em potássio ( bananeiras), manteiga de karité in natura e da casca de uma árvore local chamada Agow.
O sabão negro, que faz parte do ritual Hamman que significa "esquentar" em árabe e que também é conhecido como banho turco, já possui uma outra composição basicamente feito com óleo de oliva, hidróxido de potássio,azeitonas negras e óleos essenciais.
O ritual Hammam é perfeito para desintoxicação do organismo, removendo as impurezas dos poros; para a redução das gorduras, ativando a circulação periférica além de relaxar a musculatura, reduzindo as dores musculares e tensões provenientes do stress.
Em forma de pasta marrom escura,o sabão negro utilizado no ritual Hammam ajuda a liberar toxinas e células mortas da pele.
Adaptação do Ritual Hammam para um banho de ducha:
1.aquecer o corpo, ficando na ducha bem quente e aproveitando o vapor para dilatar os poros.
2.aplicar generosamente a pasta do sabão negro pelo rosto e corpo, ficando fora do jato da ducha.
3. deixar o sabão agir, através de seus componentes por 10 min.
4. esfregar uma bucha atoalhada ( não serve bucha de crina) em toda a superfície da pele, primeiro o rosto e pescoço, sentido de baixo para cima, do centro para as laterais e depois no corpo, começando nos pés, pernas, coxas, abdomem,colo e braços, sempre com movimentos de baixo para cima.
5. tomar uma ducha retirando completamente o sabão.
Os efeitos do sabão são imediatamente sentidos deixando a pele macia, lisa e sedosa. Ele atua como uma esfoliação suave, amaciando e purificando a pele.
Finalmente,elaborei a minha receita,seguindo os principais objetivos desses dois tipos de sabões feitos com metódos e ingredientes tão distintos mas que possuem qualidades imbatíveis.
Sabão cremoso de azeitonas negras
Feito com azeitonas negras trituradas em óleo de oliva,extrato glicólico de taninos ( propriedades antioxidantes,adstringentes e bactericidas), infusão de alecrim em óleo de copaíba ( propriedades cicatrizantes,anti-sépticas, antiinflamatória, bactericidas e fungicidas),argila negra ( com altas concentrações de minerais e nutrientes,atuando como depurativo, descongestionante, suavizante e oxigenante),vit.E, vit.C ( antioxidantes e hidratantes), tintura de benjoim, óleos essenciais de alecrim, hortelã e cipreste.
Saponificação dos óleos de oliva,palma virgem,palmiste orgânico, babaçú, resina de colofônio, manteiga de karité e manteiga de cacau.
Abaixo coloco fotos das etapas do processo quente:
após 1h de calor |
após 2 h. de calor |
sabão finalizado com os aditivos |
Eu costumo, independente do processo utilizado,deixar o sabão "curar" por quatro semanas para que os ingredientes fiquem completamente homogeneizados.
fontes sobre sabão negro:
http://www.unmondeailleurs.net/soins-du-corps-maroc/
http://www.restorationskincare.com/Ose.html
http://www.paperblog.fr/992802/rituel-du-hammam-le-savon-noir/
http://www.content4reprint.com/view/spanish-79318.htm