22 de ago. de 2012

Sabão de Polpa de Abacate e Limão

Sabão de Polpa de Abacate e Limão - processo frio - Produto VEGAN

Esse sabão, desde da primeira vez que foi feito , passou a fazer parte da minha agenda mensal. :)
Com polpa fresca de abacate onde, através do processo de saponificação, é extraida sua fração de lipídeos que é rica em ativos que contribuem principalmente para regenerar a pele.

propriedades cosméticas do abacate:
A polpa do abacate contém alto percentual de lipídeos e, devido a sua composição, possui fácil penetração cutânea além de ser rica em proteínas e vitaminas A, C, E e B6, sendo um maravilhoso agente antioxidante e umectante.
As folhas contém flavanóides que possuem ação antiinflamatória.

As cascas possuem também um percentual de lipídeos além de magnésio entre outros minerais, com propriedades regeneradoras e antiinflamatórias.
 

Um sabão enriquecido com aditivos que potencializam e complementam suas características e que tantos benefícios trazem para qualquer tipo de pele.
Desta vez, utilizei os sumos dos limões siciliano e tahiti, contribuindo com suas qualidades antioxidantes,bactericidas e fungicidas e para decorar, trazendo um tempero para o aroma, raspas de sabão de especiarias.






 Feito no processo frio, com um mínimo possivel de líquidos para dissolver a base alcalina e com gorduras saturadas em maior proporção, buscando evitar deformações no sabão cortado ( fato que aconteceu quando fiz a receita pela primeira vez) e também  reduzindo o tempo de secagem que, dependendo do clima, nesse caso, aumenta consideravelmente.
A composição desse sabão continua igual ao elaborado no primeiro teste -feito exatamente um ano atrás- e que pode ser visto AQUI


Saponificação dos óleos de abacate - contido na polpa, palma orgânico, babaçu, rícino, milho e ácido esteárico vegetal.
aditivos:
Polpa fresca de abacate batida com sumo de limão siciliano e tahiti,extrato de folhas e cascas de abacate ( antioxidante, regeneradora e bactericida), infusão de folhas de abacate em óleo de copaíba ( cicatrizante, emoliente, anti-séptica, antiinflamatória, bactericida e fungicida),argila branca ( depurativo, descongestionante, suavizante e oxigenante), dióxido de titâneo ( doador de viscosidade, opacificante e clareador) , vit.E (antioxidante e hidratante), tintura reduzida de benjoim (cicatrizante, emoliente, anti-séptico, adstringente), mix de óleos essenciais de laranja doce, limão siciliano e patchouli.


sobre os benefícios do ácido cítrico: AQUI

8 comentários:

Lissy disse...

Que excelente jabón :D
me encanta el aguacate...Super !!!!
besitos
saludos de Lissy

Texia disse...

Delicioso este jabon!Sonia!!!
Besos

Texia disse...

Hola Sonia, estas bien?, te escribi un mensaje y no lo veo, espero estes muy bien, en todo caso te escribi sobre esta magnifica entrada, muy interesante todo.
Besos

Jabón y agua disse...

Este jabón es excelente, me encanta, no me extraña que lo hayas repetido, ¡esa receta es un tesoro!
Besos

flor da pele disse...

Querida Texia,
Obrigada pela visita e pela carinhosa preocupação.
Estive viajando nesse período para descansar :))
Beijos.

Olá Maria,
Estava com saudades.Que bom que você está de volta!
Obrigada pelo lindo comentário :)

flor da pele disse...

Lissy,
Você sempre tão carinhosa.
Obrigada pela visita ecomentário.
Besos.

miscellanea disse...

Wie es aussieht, ist diese Seife ein wahres Pflegeschätzchen. Und hübsch ist sie auch.
Liebe Grüße
Petra

flor da pele disse...

Liebe Petra,
Konnte ich nicht die Bedeutung des Wortes Pflegeschätzchen, aber ich bin sicher, dass aus Ihnen etwas sanft und zärtlich.
Vielen Dank für Ihren Besuch und Kommentar.
Küsse.

Postar um comentário