31 de mar. de 2012

Creme corporal óleo calcário

produto VEGAN

 Partindo da receita do linimento óleo cálcario que fui apresentada através da minha amiga saboeira Maria do blog Jabón y Agua, resolvi pesquisar sobre as possibilidades de utilizar o sabão cálcico nos meus cosméticos.

O linimento óleo cálcario, para quem não sabe, é feito basicamente com água de cal e gorduras, onde o pequeno peso de hidróxido de cálcio solubilizado na água, reage, saponificando uma pequena parte das gorduras da receita e, desse modo, servindo como emulsão para misturar a água com o óleo restante.
Muitas vezes, para evitarmos possíveis separações ( que são facilmente emulsionadas com uma suave agitação da embalagem) acrescentamos cera de abelhas para "dar corpo " ao linimento, ajudando na estabilidade da emulsão.
Meu interesse principal foi buscar uma solução para fazer um creme corporal  texturizado, tendo como co-emulsionante e/ou espessante o sabão cálcico com uma potente ação bactericida.
O hidróxido de cálcio possui também a qualidade de absorver quimicamente os alcalóides presentes em determinadas plantas, ativos necessários para alguns tipos de cremes e bálsamos cosméticos.
O sabão cálcico é insolúvel em água, sendo um excelente co- emulsionante e espessante para óleos insaturados além de fornecer controle microbiano e poder antiinflamatórios ao produto final.

detalhe do sabão cálcico

O motivo dessa escolha está diretamente ligado ao fato que meu creme , por ser corporal e por ter ação anti-celulítica e também redutor de gorduras localizadas precisa de um pH mais elevado e também de um maior percentual de agentes emulsivos proporcionando  um aumento da absorção cutânea dos ativos colocados, o que, no caso desse creme é benéfico,contrário aos creme com objetivos hidratantes e emolientes.

Creme óleo calcário anti-celulite e gordura localizada:

composição:
extrato oleoso com ativos anti-celulite e gordura localizada em óleo de babaçu - 25%
extrato oleoso com ativos anti-celulite e gordura localizada em óleo de semente de uva - 11%
infusão de ervas com concentrado de cafeína - 36%
sabão calcário - 7%
sabão 100% cera de abelhas aromatizado e triturado em micro pedaços - 7%
extrato glicólico de mix de algas - 3%
lecitina de soja - 10%
óleos essenciais específicos para celulite e gordura localizada - 1%



modo de fazer:
1.fazer a infusão com as ervas e deixar repousar até esfriar.Depois coar.
2.derreter o sabão de cera, em banho-maria com um pouco da infusão de ervas.
3.depois de totalmente derretido, adicionar o restante da infusão de ervas e misturar a lecitina, mexer bem até dissolver totalmente a lecitina.
3.derreter o extrato oleoso de babaçu, esfriar ligeiramente e acrescentar o extrato oleoso de sementes de uva e o sabão cálcico, misturar bem.
5.em banho-maria, mas com o fogo já desligado, misturar a fase aquosa na fase oleosa lentamente e mexendo bem por uns 3 a 5 min.
6.misturar o extrato glicólico e continuar mexendo até homogeneizar a mistura.
7.retirar do contato com a água quente e continuar mexendo até quase esfriar.
8.colocar os óleos essenciais, pouco a pouco e continuar mexendo até serem totalmente absorvidos.

Guardar em pote esterilizado.





sobre emulsões:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAIDkAG/emulsoes 

4 comentários:

Lissy disse...

Hola guapa
q buena receta :D gracias x compartirlo
un besito
saludos de Lissy
http://lissylmbl.blogspot.com.es/

flor da pele disse...

Olá Lissy,
Obrigada pela visita.Você é um amor!
Aproveito para dizer que adorei seus scrubs em formato de coração e que não consegui deixar a mensagem no seu blog.
Besos.

Jabón y agua disse...

Nunca se me hubiera ocurrido pensar que del linimento pudiera salir una receta para hacer un jabón cálcico. Felicidades, te ha quedado una crema con un aspecto magnífico.
Un abrazo.

flor da pele disse...

Querida Maria,
Usar a sua receita de linimento óleo calcário e comprovando os maravilhosos resultados foi o ponto de partida para iniciar minha pesquisa sobre o creme óleo calcário que traz benefícios tanto na absorção dos ativos pela pele quanto no fato de, por ter ação bactericida e fungicida proveniente do hidróxido de cálcio, facilitar o uso de hidrolatos, infusões,etc.
Gracias y besos.

Postar um comentário