22 de mar. de 2012

Bálsamo restaurador e cicatrizante

Produto quase VEGAN

Especialmente elaborado para ser aplicado em peles que foram lesionadas e que, após a cicatrização,apresentam coloração mais escura, volume e  estrutura diferente da pele original.

Um produto com ingredientes especialmente recomendados para auxiliar na redução de marcas, manchas ou volumes, buscando manter a qualidade da pele original.
Rico em ativos com propriedades antiinflamatórias,calmante e regeneradoras trazendo a umectação necessária e auxiliando, desse modo, na boa recuperação cutânea.

A cicatrização é a formação de uma nova pele que ocorre através de um processo onde as células se deslocam para a superfície com o objetivo de fechar a ruptura dos tecidos,dando inicio ha uma série  de reações objetivando o reparo da área lesada.

A pele possui linhas naturais de força e tensão e para que esse processo migratório ocorra satisfatoriamente, é preciso que o leito (parte da pele onde houve a lesão) esteja com a hidratação necessária e compatível com a da pele original, evitando, dessa maneira,as cicatrizes elevadas e escurecidas, denominadas queloidianas e hipertróficas que apresentam uma estrutura cutânea diferente da original.

composição:
calamina - 3g
dióxido de titânio -2g
argila amarela - 1g
pó de polpa de açaí- 1g
extrato glicólico de aveia e camomila - 2g
extrato oleoso de pétalas de rosas orgânicas e macela em óleo de rosa mosqueta -12g
extrato oleoso de calêndula em óleo de macadâmia-10g
óleo de neem - 7g
manteiga de cacau - 10g
cera de abelhas ao natural*- 6g
vitamina E - 1g
tintura reduzida de benjoim-1g
óleo essencial de lavanda - 10 gotas

óleo essencial de tea tree - 4 gotas 
óleo essencial de alecrim - 4 gotas


Modo de fazer:
1- derreter a cera de abelhas em banho-maria, deixar esfriar
2- derreter a manteiga de cacau em banho-maria e misturar à cera de abelhas já derretida
3- aquecer ligeiramente os óleos restantes
4- misturar, pouco a poco, o dióxido de titânio aos óleos, mexer bem para evitar grumos.Em seguida, misturar a calamina,a argila amarela e o pó de açaí.Continuar mexendo até homogeneizar e só depois acrescentar as demais gorduras ( manteiga de cacau e cera de abelhas) que já foram misturadas separadamente.
5-Finalmente colocar a vitamina E e o extrato glicólico junto com a tintura reduzida de benjoim e os óleos essenciais.
Mexer manualmente até esfriar.


Envasar em pote esterilizado, devendo ser usado utilizando com espátula individual e limpa, sem contado direto do produto com os dedos.


Modo de Usar: 
Utilizar somente depois da etapa de cicatrização inicial se completar,isso é ,depois de finalizada a etapa que utilizamos os medicamentos orientados pelo médico.
Aplicar o bálsamo sobre a região em movimentos delicados respeitando a direção das fibras da pele do local e no sentido vertical e horizontal.
Se já houver apresentação de quelóide, fazer esses movimentos, repetidamente, 25 vezes para cada direção.

Propriedades cosméticas de alguns dos ingredientes utilizados:


Calamina rosada- É uma mistura de óxido de zinco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, com propriedade adstringente e protetora tópica.Possui ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
Dióxido de Titâneo- com características pigmentantes, um potente protetor solar contra os raios UV e também com ação espessante em formulações cosméticas.
Argila amarela - indicada para peles sensíveis e delicadas, rica em silício, alumínio e oligoelementos como o ferro e o potássio, é estimulante e tonificante. Reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele.Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são clarear, absorver oleosidade sem desidratar e cicatrizar, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição.
Tintura de benjoim (Styrax spp.)- adstringente,cicatrizante,anti-séptico e despigmentante, ajudando a reduzir possíveis manchas na pele.
Óleo de macadâmia ( Macadamia integrifolia) - regenerador cutâneo,emoliente, ideal para peles sensíveis e oleosas por ser facilmente absorvido e mantendo o teor hídrico cutâneo.
Macela(Chamaemelum nobile (L.)-bactericida, anti-séptica, tônica  e adstringente.
óleo de neem (Azadirachta indica) - anti-séptico, bactericida, fungicida, antiinflamatório,antioxidante
aveia (Avena sativa L.) -calmante e emoliente,ajudando a manter a água necessária para manter a pele hidratada.É rica em ácidos avénicos A e B, ácido pantoténico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e uma alta percentagem de aminoácidos, que dão suavidade à epiderme irritada. 
camomila(Chamomilla recutita (L.) - rica em alfa-bisabolol e azuleno,com ação cicatrizante, calmante, antiinflamatória, bactericida e descongestionante.
o.essenciais de lavanda (Lavandula officinalis)- anti-séptico, calmante, bactericida, cicatrizante. 
o.essencial de tea tree (Melaleuca alternifólia) - anti-séptico, antifúngico, antibacteriano e antivirótico, antiinflamatório.
o.essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) -anti-séptico, adstringente, antioxidante, ativa a circulação, renovando a pele.

sobre o óleo de rosa mosqueta aqui

12 comentários:

Xaboi Punpuila disse...

Muchas gracias por compartir todo esto! parece estupenda la formula ;)

flor da pele disse...

Obrigada pela visita e comentário tão amável.
Besos.

Texia disse...

Hola Sonia, que conexion, yo tambien estoy preparando una locion de calamina!!!
Me parece exquisito este balsamo, muy completo!
Besos

flor da pele disse...

Olá Texia,
Que ótimo!
Assim ficaremos com os blogs conectados :D
Obrigada pelo carinhoso comentário.
Besos.

Marta disse...

Madre mía Sonia que completo y bien formulado, es genial, me lo apunto, gracias.

flor da pele disse...

Marta,
Eres un sol!
Gracias y besos.

Lissy disse...

Q balsamo mas bueno !!!
y el color muy lindo.
Gracias por tan buena entrada :D
un besito
Saludos de Lissy
http://lissylmbl.blogspot.com.es/

flor da pele disse...

Gracias Lissy!
Mil besos.

jabones naturales inalen disse...

Hermoso como siempre, te envio un saludo y gracias por compartir, veré si puedo uno de éstos días hecharle mano a la receta, saludos

flor da pele disse...

Olá Sandra,
Que alegria receber sua visita!
Besos.

Jabón y agua disse...

Muy buena receta, y excelente la información. Me gusta porque son muy naturales todos los ingredientes. Muchas gracias por compartir.
Besos.

flor da pele disse...

Obrigada Maria por sua visita e comentário tão carinhoso.
Besos.

Postar um comentário