27 de nov. de 2010

Sabão de Mangostim

processo quente ( hot process)- produto quase vegan ( possui leite de cabra na composição)






Um sabão profundamente aintioxidante e com propriedades únicas para combater fungos,bactérias, eczemas,dermatites e psoríases devido principalmente as xantonas encontradas na polpa e pericárpio ( casca) do fruto mangostim ou mangostão.



Composição:
saponificação dos óleos de oliva extra virgem, amêndoas doce, amendoim, babaçu, linhaça, palma, ác. esteárico vegetal e manteiga de karité.
aditivos: polpa de mangostim, argila branca,vitamina E,extrato de mangostim, leite de cabra, o.e limão e o.e de bergamota,tintura benjoim.


Propriedades cosméticas do Mangostim (Garcinia mangostana L.):

google image
De casca grossa e roxa, quase negra, o mangostim ou mangostão, como também ficou conhecido, é nativo da Ásia e cultivado em regiões tropicais, inclusive no Brasil, onde é principalmente cultivado nos estados do Pará e da Bahia e em pequena escala no Espirito santo e em São Paulo.
Diz a lenda que a rainha Vitória (1819-1901), da Inglaterra, teria considerado o mangostim a fruta mais saborosa do mundo, o que lhe valeu o título de "rainha das frutas".
Ao verificar os componentes nutricionais e antioxidantes da fruta, uma pesquisa realizada pela Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Quieros concluiu que ela é muito rica em agentes polifenólicos, substâncias altamente antioxidantes.

Os Xantones e os Taninos (polyphenols) são os ingredientes principais do mangostim.
“Contém elevado teor de compostos fenólicos, e dentre estes, os principais metabólicos secundários são derivados prenilatados de xantonas, que apresentam, entre outras, propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticâncer. Estes compostos ainda são responsáveis pela coloração avermelhada do pericarpo do fruto, sendo que estes pigmentos apresentam função de tingimento de couros na China.
Efetuou-se análise de composição centesimal e de compostos fenólicos de frutos de Garcinia mangostana L., variedade comercial produzida no Brasil, na região de Una, no Estado da Bahia, e comparou-se com a tabela nutricional do mangostim e com frutas de alto teor de compostos fenólicos, tais como manga e acerola.
Conclui-se que o mangostim é uma fruta equilibrada em nutrientes, e como a maioria das frutas, é rica em água e carboidratos e pobre em proteínas e lipídios. Contém elevado teor de compostos fenólicos totais, com valores acima de 900mg/100g de amostra, podendo ser considerada riquíssima em tais compostos.”

Propriedades cosméticas do leite de cabra:

As lipoproteínas encontradas no leite de cabra ajudam na passagem dos nutrientes e da água através da membrana das células epiteliais, tornando a pele fica suave e hidratada.
O leite de cabra nos cosméticos ajuda a nutrir profundamente a pele por sua composicão química tornando-se importante para peles danificadas e alérgicas .
Em sua composição encontramos o ácido caprílico que ajuda a clarear e a suavizar a pele e as vitaminas A, B1, B12 e C.


fontes:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.springerlink.com/index/122j4r22g07084j7.pdf

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.montosogardens.com/garcinia_mangostana.htm

http://www.rebprotocol.net/2008/MANGOSTEEN%20-%20A%20'Royal'%20Fruit.%20Research,%20Clinical%20and%20Personal%20Experiences%20&%20patent%2028pp.pdf

13 comentários:

Marta disse...

Anda Peña que yo nunca he visto un mangostán, no sabía ni que existía, menudas propiedades mas buenas que tiene, te ha quedado un jabón exquisito, muy mono el sello, precioso.

Texia disse...

Sonia me encanta cuando nos sorprendes con frutos desconocidos para casi todos y los combinas tan bien, con toda esa explicacion, me fascinan tus recetas,tambien me gusto mucho el sello.
Un beso

Carmen disse...

A mi me gusta mucho el sello y el jabón y las propiedades fabulosas, yo tampoco habia oido hablar de esta fruta tan exquisita. Felicidades.

flor da pele disse...

Chicas,
Gracias a ustedes por escribirme, sus palabras siempre me han alegrado.
Mil besos.

Sheila disse...

precioso y cargado de propiedades
enhorabuena
Besos

Mayte disse...

Te ha quedado un jabón precioso, yo tampoco conocía el mangostán, pero debe ser estupendo.

Un beso

Jabón y agua disse...

¡Qué recuerdos más buenos me trae el mangostan! Tienes mucha suerte de tener esos frutos tan maravillosos para ponerlos en tus estupendos jabones.
Besos.

Maripochi disse...

Sonia que jabón mas natural, tiene muy buena pinta...eres una verdadera artesana, felicidades

Lola disse...

Hola Sonia , estos frutos tienen que ser estupendos, yo no los conozco, pero deben ir genial para los jabones. Pasate cuando puedas por mi blog, tienes un regalito. Besos y feliz navidad.

Texia disse...

Hola Sonia, te deje un premio en mi blog.
Un beso

flor da pele disse...

Chicas queridas,
Muchas gracias por sus palabras.
Mil besos.

Lola y Texia,
Fico muito feliz por vocês lembrarem do meu blog para receber um prêmio tão significativo.
Beijos com muito amor.
Sonia

Rosi H. disse...

Hola Peña
Por fin puse el taductor, qué placer leer tu página y entender mejor tantas cosas...
Felicidades por tus jabones, me parecen preciosos, exóticos, despiertas todos los sentidos.

Besos

Omar disse...

Hola Sonia
Cuánto tiempo sin pasar por aquí.
He visto este hermoso jabón y aprovecho para saludarte y felicitarte.
Un gran beso.

Postar um comentário