16 de nov de 2010

Propriedades cosméticas de alguns vegetais









Continuando o assunto sobre os  leites vegetais para uso cosmético, coloco agora as propriedades de seus componentes:

castanha-do-pará:
Originária da árvore castanheira ( Bertholletia excelsa H.&B.) a castanha-do-pará possui em sua composição além de proteínas, lipídios ,minerais como fósforo, potássio e vitamina B.Suas características agem no tecido cutâneo, formando uma camada para impedir a evaporação da água na pele.


aveia (Avena sativa):
Possui fito-hormonas com características estimulantes,hidratantes, regeneradoras e suavizantes para a pele.Diminui a ação irritante e inflamatória,acalmando as peles sensíveis, como o desconforto dos eritemas.Regenera a camada córnea reestruturando dos lipídios protetores graças a presença de beta-glucanos na aveia, que possuem uma ação muito semelhante ao ácido hialurônico. Rica em vitaminas do complexo B e vitamina E em sua composição. É também rica em proteínas, ferro, cálcio e carboidratos.


coco (Cocus nucifera L.):
Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas.
A água do coco é semelhante a uma bebida isotônica industrializada com a maravilhosa vantagem de ser 100% natural, sem conservantes, sem aromatizantes e corantes artificiais.Sua composição possui :
Proteínas 0,1 g 

Carboidratos 5,5 g
Lipídios 0,05 g
Sódio 25 mg 
Potássio 160 mg
Cloreto 20 mg
Cálcio 5 mg
Fósforo 0,4 mg
Magnésio 0,45 mg
A água de coco junto com a polpa do coco, formando o leite de coco, traz inúmeros benefícios a pele através das vitaminas  A, B1, B2, B5 e C, possuindo caracteristicas adstringentes,antioxidantes e hidratantes.
Em relação ao seu teor protéico, a água de coco apresenta composição de aminoácidos semelhante a do leite de vaca, porém com maior porcentagem de arginina, alanina, cistina e serina.


arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa):
O arroz integral é aquele que conserva o germe e a parte externa do grão, sendo  rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B, gorduras poliinsaturadas.Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.


gergelim ( Sesamum indicum L):
Com uma coloração variando do branco ao preto,as sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:Lipídios ou gorduras (52%), praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados.
O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo além das mucilagens que dão a característica suavizante além da maravilhosa propriedade antioxidante proveniente da riquesa de sua composição.

soja (Glycine max L.):
A soja possui características emolientes e antioxidantes além de ceramidas vegetais ou Cerebrosíseos vegetais responsáveis pela proteção da pele, evitando a perda de água e consequentemente a desidratação da pele. 

semente girassol (Helianthus annuus):
A semente de girassol possui  35% de gorduras, 13,5% de proteínas, 24% de hidratos de carbono, vitaminas A, K, D , E e do complexo B e minerais (fósforo, cobre, ferro e zindo).

amêndoas (Prunus dulcis):
Possui proteína  rica nos principais elementos estruturais da proteína cutânea: glicina, ácido glutâmico e arginina.Capacidade regeneradora emolientes e suavizantes.


fontes diversas:
http://www.saudevidaonline.com.br/
http://www.cisbra.com.br/site/
www.abran.org.br
http://www.engalimentos.com.br/

11 comentários:

texia disse...

Que buena informacion! Gracias.
Un beso

Sonia Peña disse...

Gracias Texia.
Eres un sol.
Besos.

Jabón y agua disse...

Muy buena información, gracias Sonia.
Besos.

carmen disse...

Tengo unas pocas de castañas, las voy a aprovechar para un jabon, ya que nidie las come.
gracias por toda esta informacion.
Besos.

Sonia Peña disse...

Carmen y Si Nubens,
Muchas gracias por sus visitas.
Besos con cariño.
Sonia.

Mayte disse...

Estupenda información.

Un beso

Marta disse...

Pásate por mi blog que tienes un premio.

Sonia Peña disse...

Mayte,
Gracias y besos.

Marta,
Gracias por tu cariño.
Eres un cielo lleno de estrellas.
Besos.

lola disse...

Gracias Sonia por toda la información que es muy interesante, pondré en practica algunas de tus recetas que me interesan mucho.Besos.

Maku disse...

¡Todo lo que aprendo en tu blog!
Gracias Sonia. Un beso

Sonia Peña disse...

Lola y Maku,
Gracias y besos.

Postar um comentário