16 de out. de 2011

Desvendando o óleo de Argan

sementes de Argan - imagem google


Muitas vezes, encontro dificuldades que inviabilizavam o uso de determinados ingredientes naturais difíceis de serem encontrados aqui no Brasil então, nesses casos, utilizo o famoso plano "B", que sempre me proporciona maravilhosos resultados.

Nesse tópico coloco a solução para a substituição, baseada no estudo dos componentes químicos, de um ingrediente natural que é o sonho de muitos e que, por algum motivo, não podem utilizar.

Óleo de Argan - As características desse óleo vegetal trazem inúmeros benefícios para a saúde e para a cosmética, especialmente para os cabelos.

Estudando detalhadamente sua composição química, consegui reunir um mix de ingredientes que acabam por trazer resultados que considero perfeitos e de acordo com os alcançados por esse óleo nos tratamentos cosméticos.

DESVENDANDO O ÓLEO DE ARGAN

árvore Argan - imagem google


O óleo de Argan é obtido através da pressão das amêndoas extraídas dos frutos secos da Argan ( Argan Spinoza), uma árvore encontrada apenas em um território declarado como patrimônio florestal da humanidade no sul do Marrocos.

detalhe semente Argan - imagem google

É um óleo rico em ácidos graxos essenciais (80%), sendo 46% ácido oleico e 34% ácido linoleico; vitamina A,  vitamina F (ômega 6) e ômega 9, que evitam o ressecamento e perda de elasticidade da pele,estimulando a formação de colágeno e previnindo a formação de rugas, atuando como um excelente agente anti-age.




detalhe árvore Argan - imagem google
Além destas propriedades, o óleo de Argan tem em sua composição altos níveis de vitamina E, que além de ser um antioxidante natural na neutralização de radicais livres, possui propriedades hidratantes, proteção UV, além de  auxiliar  na micro-circulação cutânea. 


 As propriedades anti-inflamatórias são encontradas no óleo de Argan principalmente através dos álcoois triterpênicos, incluindo o Lupeol (71%) , semelhante a raiz de Marapuama ( Ptychopetalum olacoides Benth ). Os triterpênicos possuem propriedades medicinais de alta atividade bactericida, fungicida, antiviral, analgésica entre outras.





composição de ácidos graxos do óleo de Argan:
ácido linoleico: 34%
ácido oleico: 46%
palmítico:14%
linoleico:1%
mirístico: 1%


Partindo do estudo das composições dos ácidos graxos das gorduras, coloco  um mix de óleos vegetais que proporcionam resultados semelhantes, principalmente quanto aos fatores de condicionamento,higienização e restauração capilar.

óleo de gergelim (50%) + óleo de amendoim (40%) + óleo de macadâmia (5%) + óleo de milho (5%).
Composição de ácidos graxos do mix dos óleos acima colocados:
34,5% de ác.linoleico
47% de ác.oleico
9,3% de ác.palmítico
4,1% de ác.esteárico  (que o óleo de Argan não possui mas que para uso cosmético,possui características similares ao ác.palmítico)

Completando essa mistura, para aumentarmos os percentuais já existentes na composição estudada das vitaminas A e E,  podemos acrescentar, escolhendo uma entre as várias opções possíveis colocadas abaixo:

pró- vitamina A ( beta-caroteno) -  óleo de dendê, óleo de buriti, óleo de tucumã, óleo de pequi.
Uma outra possibilidade é utilizar extrato oleoso de cenoura ( desidratada e ralada em óleo de girassol) que também atua como uma excelente fonte de betacaroteno.

Vitamina  E - óleo de girassol prensado à frio, óleo de germem de trigo prensado à frio.
Outra opção é através de extrato oleoso de couve e espinafre em óleo de girassol.
Finalmente, podemos acrescentar cápsulas de vitamina E, essas normalmente usadas como complemento alimentar. 

Escolhendo um dos itens abaixo,coloco, para concluir, os agentes que trarão os benefícios semelhantes aos do óleo de Argan, relacionados aos efeitos bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórios:
1% do óleo de copaíba
1% de extrato de raiz de marapuama

Esse mix de substâncias, formam um genérico do óleo de Argan e está ao alcance de nossas mãos, com substâncias 100% naturais, encontradas em casas de produtos naturais , proporcionando principalmente aos nossos cabelos, hidratação, brilho, restauração além de higienizar, trazendo vida e beleza.  



Como observação, lembro que a grande maioria dos produtos comercializados com o óleo de Argan possuem outras substâncias que além de sintéticas estão normalmente com um percentual bem maior do que o famoso óleo que deveria ser o principal componente.




fontes:
composição ácidos graxos: http://calc.mendrulandia.es/?lg=br 
vitamina A - http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/abcad20.pdf
vitamina E - http://emedix.uol.com.br/vit/vit004_1f_vitaminae.php
óleo de Argan - http://www.bestarganoil.org/tag/argan-fruit/  

15 comentários:

Texia disse...

Hola Sonia, muy interesante esta entrada, muchas gracias.
Besos

flor da pele disse...

Texia,
Obrigada por sua visista e amável comentário.
Besos.

Lissy disse...

Hola Sonia !!!!
q magnifica entrada :D me encanta x tus interesantes explicaciones :D aprendo mucho de ti.
besitos guapa
saludos de Lissy

ANA disse...

Sonia, siempre tan estudiosa. Fenomenales tus conclusiones de laboratorio, es como cuando se hace una composición de un a.e. carísimo con otros que ya tenemos a partir de su composición, lo que ocurre es que en este caso, obtendremos su olor, además, y en el tuyo no, es lo único y el olor a argán es algo que no se olvida pero, verdaderamente, no sirve de nada a nuestros fines ya que con un aceite lo que nos interesan son sus propiedades.
Bueno, pronto comprobarás cómo huele el argán, por lo que tú y yo sabemos jejeje.
Enhorabuena por tus conclusiones y gracias por compartirlas con los demás.
Con mi cariño

flor da pele disse...

Lissy,
Obrigada pela visita e pelo carinhoso comentário.
Besos.

Ana,
Muito engraçado isso,esqueci do aroma... :), mas como você mesma comentou, o que interessa são as maravilhosas propriedades que, com esse genérico do Argan, também podemos conseguir.
Besos.

Kátia Metello disse...

Mestra, adoro o modo como vc estuda as coisas! Fico fascinada com os detalhes, da capacidade de ir a fundo em cada ingrediente e conhecê-lo tão profundamente, quase que na alma!
Eu sou muito grata por ter uma amiga como vc!
Muitos beijos, o blog tá MUITO MARAVILHOSO!

jabones naturales inalen disse...

Muchisimas gracias por ésta maravillosa e innovadora idea, ahora cada vez que quiera algun aceite que no esté disponible, voy a utilizar tu idea de plan B. Me encanto, te mando un beso.

Su Majestad disse...

Una información y unas explicaciones exquisitas, como siempre. Un saludo y gracias por la información.

flor da pele disse...

Kátia,
Agora você me deixou encabulada...Muito gentil e carinhoso seu comentário mas estamos todos aprendendo juntos!
Beijos.

Sandra,
Que alegria receber sua visita!
O plano "B" é ideal para nós que muitas vezes temos dificuldades em encontrar determinados ingredientes.
Besos con cariño.

Majestad,
Adoro seus comentários e ser "exquisita". :)
Besos.

Marta disse...

Que manera mas eficaz de solucionar un problema, la encuentro muy interesante, nunca se me hubiera ocurrido, muchas gracias Sonia.

flor da pele disse...

Olá Marta,
Obrigada pela visita e gentil comentário.
Realmante o plano "B" serve como solução para muitos ingredientes "quase impossíveis".
Besos.

Jabón y agua disse...

Sonia, me encanta los conocimientos que tienes que te permiten llegar a encontrar este plan B, y menos mal que no tenemos que hacerlo en España, porque sería muchísimo más difícil encontrar la mayoría de los aceites que has utilizado que el de argan, pero estoy segura que vas a tener una muestra del verdadero argán para probarlo personalmente. Un beso.

flor da pele disse...

Maria,adoro suas visitas!
Será ótimo fazer o teste prático do genérico com o autêntico.
Mil besos.

Mércia Caetano disse...

Amei seu blog, estou sempre visitando-o.
Sobre esses óleos que juntos dão a mesma composição do argan, gostaria de saber se o pra cabelos são os mesmos de cozinha, pois na minha cidade só encontrei de gergelim e macadâmia para culinária. Obrigada, aguarderei sua resposta!!!

flor da pele disse...

Olá Mércia,
Obrigada pelo comentário.Fico feliz em saber que você está sempre me visitando.
Sobre a sua dúvida:
O mix de óleos estudados são de óleos comuns que encontramos no mercado ou em casas de produtos naturais.
No tratamento capilar, com relação a maciez e umectação,esse mix de óleos funciona perfeitamente mas é bom lembrar que para conseguir os demais benefícios ( bactericida,fungicida,antiinflamatório,etc)
semelhantes ao óleo de Argan é necessário acrescentar os demais ingredientes mencionados no tópico.
Qualquer dúvida me escreva.
Beijos.

Postar um comentário