15 de ago. de 2011

Sabão de polpa de abacate

sabão de polpa de abacate - processo frio - produto VEGAN


Depois de utilizar nos meus sabões aditivos com altos percentuais de gorduras como pasta de azeitonas negras, polpa de açaí, leite de coco, leite de cabra e polpa de abacate obtendo resultados que muito me agradaram e partindo do princípio que o maravilhoso óleo de abacate, tão amado por nossa pele e cabelo,está contido na sua polpa, resolvi fazer um sabão onde o óleo de abacate da minha receita além da saponificado seria também óleo sobreengordurante (SE) e estaria presente nos aditivos do sabão,ou seja, a polpa fresca do abacate.
Procurei informações sobre o percentual de polpa na fruta como também a quantidade de lipídios encontrada na polpa  para poder fazer meus cálculos e saber o peso necessário dessa fruta maravilhosa para fazer o meu sabão.
Para as espécies de abacate cultivadas aqui no Brasil,como Pollock,Simonds, Limeirão e Margarida entre outras,o percentual de polpa no fruto ( fazendo cálculos pela média das informações encontradas em artigos técnicos) é de 68% e o percentual de lipídeos na polpa corresponde segundo trabalho tese de Dissertação de Mestrado de Flávia Danielle, valores entre 9 a 20%, dependendo da época da safra, desse modo, resolvi, para efeito de segurança, usar um percentual de lípideos de 14%, ligeiramente abaixo da média,onde assim estaria no máximo aumentando o SE do meu sabão.
Usei suco de limão para reduzir a oxidação da polpa da fruta mas tive o cuidado de estudar a diferença de NaOH que esse acréscimo de ácido cítrico poderia causar ( o valor encontrado foi irrelevante).

barra de sabão de polpa de abacate





O sabão foi feito com polpa fresca de abacate batida com sumo de limão siciliano,extrato de folhas e cascas de abacate ( propriedade antioxidante, regeneradora e bactericida), infusão de folhas de abacate em óleo de copaíba ( propriedades cicatrizantes, emolientes, anti-sépticas, antiinflamatória, bactericidas e fungicidas),argila branca (atuando como depurativo, descongestionante, suavizante e oxigenante),vit.E(antioxidante e hidratante), tintura de benjoim, óleos essenciais de laranja doce, limão siciliano e patchouli.
Saponificação dos óleos de abacate contido na polpa,palma orgânico,babaçu,rícino,milho e ácido esteárico.


Considerações sobre esse sabão:
Devido ao elevado peso de polpa de abacate o sabão demorou para secar bem mais do que o normal, mas com paciência esperei o tempo "quase certo" pois ao cortar ele acabou deformando por ainda conter umidade.
Possui espuma abundante e super cremosa e hidratante.
Foi usado por um rapaz com problemas de dermatite atópica que já havia passado por vários tratamentos sem respostas satisfatórias e com o uso desse sabão ficou com a pele, segundo ele próprio e seus parentes, hidratada e melhor, tanto que forneci toda a barra e só fiquei com esses dois pedaços.

Esse resultado justifica todo o meu estudo tanto para esse sabão quanto para todos os produtos que faço.


propriedades cosméticas do abacate:
A polpa do abacate contém alto percentual de lipídeos e que devido a sua composição possui fácil penetração cutânea além de ser rica em proteínas e vitaminas A,C,E e B6,sendo um maravilhoso agente antioxidante e hidratante.
As folhas contém flavanóides que possuem ação antiinflamatória.
As cascas, para minha surpresa, possuem segundo estudo científicos 11% de lipídeos para cada 100g de cascas (esse valor realmente me surpreendeu)  além de ser rica em magnésio entre outros minerais com propriedades regeneradoras e antiinflamatórias.

fontes:
sobre a concentração de ácido cítrico no suco de limão:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=5455
sobre o abacate:
http://www.cnmp.org.br/pt/admin/planta/arquivos/20080110121744.pdf
http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n4/27658.pdf
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=160&id=C7A573738E2C&lang=pt-br
importante:" A consulta a este documento de Flávia Danielle fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso: Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho."

16 comentários:

miscellanea disse...

Ein sehr gut ausgearbeitetes Rezept und eine schöne helle Seife. Man sieht ihr die pflegenden Eigenschaften direkt an.
Viele Grüße
Petra

flor da pele disse...

Dank Petra für Ihren Besuch und Kommentar so freundlich.
Umarmungen aus Brasilien.

Carmen disse...

Maravilloso jabon, enhorabuena.
Besos.

Julia disse...

Debe ser un jabón estupendo. Gracias por la información tan detallada que nos das.
Saludos

Texia disse...

Sonia, maravilloso jabon, me encantan sus ingredientes, la informacion, la preocupacion, la pasion por hacer las cosas bien.
Besos

flor da pele disse...

Carmen,Julia e Texia,
Obrigada pelas visitas,comentários e principalmente pelo carinho.
Mil besos.

Jabón y agua disse...

Siento asombro y admiración por toda la información que has manejado para lograr hacer esa maravilla de jabón. No me extraña que la persona que lo ha utilizado esté encantada con el resultado.
Felicidades

Lissy disse...

Hola Sonia!!!!
jabón de pasta de aguacate!!! q delicia para la piel :D super bueno.
un besito
saludos de Lissy

flor da pele disse...

Maria,
O sabão ficou super... super cremoso, com uma espuma deliciosa,enfim, tudo de feio = tudo de bom. :)

Lissy,
Esse sabão realmente me surpreendeu.

Besos con cariño a las dos.

Marta disse...

Que maravilla, me encantan tus jabones, siempre salen de lo normal, formulaciones muy precisas par un jabón excelente.

flor da pele disse...

Querida Marta,
Obrigada pela carinhosa visita.
Besos.

Julia disse...

Hola Sonia, no sé si me gusta más el jabón o la explicación. A mi me encanta el jabón de aguacate por su cremosidad. Muchas felicidades y un abrazo.

flor da pele disse...

Olá Julia,
Eu também sou apaixonada pelas maravilhas que o fruto abacate faz a nossa pele além de ser ótimo como alimento.
Besos e obrigada pela carinhosa visita.

Asteroide Jabonero disse...

Estupendo jabón. La pulpa de aguacate es un ingrediente excelente para los jabones, fue uno de mis primeros experimentos y lo repito siempre que puedo. Enhorabuena. Un abrazo.

Mariângela disse...

Não sei porque as fotos não apresentam visualização. Fiquei curiosa de ver as imagens , apesar d sua descrição ser muito esclarecedora.

flor da pele disse...

Mariângela,
Obrigada pela visita.
as fotos estão aparecendo perfeitamente para mim.
Vou pesquisar com outras seguidoras para confirmar se está tudo ok.
Abraços,
Sonia.

Postar um comentário