17 de set de 2013

Mix de Óleos - prevenção de estrias



Sobre estrias :
As estrias atróficas cutâneas são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais, entre outras causas e podem trazer além de problemas estéticos, importantes consequências psicossociais.

São lesões lineares, geralmente paralelas, alongadas, muitas vezes ondulosas, salientes, planas ou deprimidas e podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. 
Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdome e dorso do tronco. 
Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa ( ao toque dão uma sensação de moleza). 

Para evitar as estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.


Tentando ajudar na prevenção de estrias, elaborei um mix de óleos prensados à frio com características que, juntos, somatizam suas propriedades, protegendo e reduzindo essas marcas que tanto incomodam e  que aparecem muitas vezes repentinamente.

Equilibrei a composição pensando na utilização desse mix de óleos para uso diário e, sendo assim, optei por óleos com tato seco misturados com óleos mais gordurosos que acabam por possuir característica mais nutritivas.

Os óleos escolhidos são, sem exceção, prensados à frio, buscando também, desse modo, as maravilhosas propriedades dos fitoesteróis, trazendo com isso, as qualidades anti-inflamatórias,reparadoras,emolientes e protetoras da camada hidrolipídica que, quando desequilibrada, leva facilmente a desidratação e perda da elasticidade da pele.


Mix oleoso anti-estrias - uso tópico
óleo de pracaxi - 25%
óleo de avelã - 25%
óleo de macadâmia - 20%
óleo de rosa mosqueta - 15%
óleo de abacate - 10%
óleo de amêndoa doce-10%
cápsula de vit.E - 1 cápsula

modo de fazer:
.Utilizar vidro escuro e já previamente esterilizado com hipoclorito de sódio 1% ou álcool etílico 70% por 30 min.                                                                                                 
.Misturar todos os ingredientes no vidro já esterilizado.                                                 
.Tapar e mexer bem.Deixar repousar por 12 hora.
 


 
propriedades dos óleos escolhidos:

óleo de pracaxi (Pentaclethara macroloba) AQUI

óleo de avelã (Corylus avellana)
Rico em ácido oleico,vitaminas A,B e E, minerais e proteínas,ajudando a preservar e proteger, aumentando a flexibilidade e elasticidade da pele e Influenciando na permeabilidade, melhorando, desse modo,o desempenho da barreira córnea.
Possui propriedades emolientes sem deixar a pele gordurosa, sendo indicado , inclusive, para peles acneicas.
Estudos indicam que esse óleo possui também propriedades como protetor solar.

óleo de macadâmia (Macadamia ternifolia)
Possuindo elevados percentuais de ácido oleico e palmitoleico,sendo esse último essencial para a manutenção da barreira córnea, possui também propriedades emolientes, tendo ótima penetração na pele.

óleo de rosa mosqueta(Rosa canina L.) - AQUI

óleo de abacate (Persea americana) 
Rico em ácido oleico,palmítico,linoleico e palmitoleico, vitaminas A,B,D,E e B5,  é de fácil absorção pela pele, sendo um excelente regenerador e protetor cutâneo, trazendo flexibilidade e maciez para a pele.Possui também ação de protetor solar.

óleo de amêndoa doce (Prunus amygdalus dulcis)
Com características emolientes,hidratantes e reparadoras da pele por possuir alto teor de ácidos oleico e linoleico ajudando na prevenção de estrias.


fontes:
http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=31 
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/estrias.shtml