Produto VEGAN |
Muitas vezes,como artesã, não consigo encontrar os componentes necessários para a elaboração dos sabões e afins que tanto amo fazer, nesses momentos, uso caminhos alternativos colocando minha criatividade em ação.
Os extratos vegetais que costumo fazer possuem, na maioria das vezes, em suas composições,como explico aqui e aqui , glicerina bidestilada grau USP e álcool de cereais como solventes e que, muitas vezes, são difíceis de encontrar.
Tentando buscar uma alternativa para elaborar meus produtos, resolvi adaptar as receitas de licores caseiros tradicionais que são também tão deliciosamente perfumados (além de saborosos).
Sabemos que a receita básica de um licor caseiro normalmente se resume basicamente ao extrato do vegetal utilizado ( frutas, sementes, flores, cascas, etc), água, álcool e açúcar, ingredientes que, normalmente, já estão incorporados nos meus sabões, desse modo,a criação dos licores cosméticos tornou-se, para mim, uma alternativa para utilizar os extratos e sumos de vegetais e cereais,facilitando a elaboração dos meus produtos.
Como, nesse caso, o objetivo é estritamente uso cosmético, fiz algumas alterações nas receitas tradicionais de licores caseiros, uso culinário, para melhor aproveitar suas aplicações principalmente pelos aromas e propriedades dos vegetais e, dessa maneira,obter um produto similar aos extratos vegetais que tanto utilizo e que trazem tantas qualidades aos meus produtos.
Depois de pesquisas e testes que foram muito positivos coloco abaixo algumas das receitas de licores para uso cosmético:
Licor cosmético de ananás ou abacaxi ( Ananas comosus ) com especiarias:
.500g abacaxi em pedaços ( principalmente o miolo) + caldo natural + parte das cascas + folhas ( coroa)
.200g de açucar cristal orgânico
.50g açúcar de vanilla
.erva-doce (Pimpinella anisum L.), macela (Chamaemelum nobile (L.), erva- cidreira ((Melissa officinalis),cravos-da-índia(Syzigium aromaticum) , colocados em uma trouxinha de algodão
.80g de álcool de cereais ou vodka Modo de fazer:
Higienizar o abacaxi, cortar em pedaços pequenos parte das cascas e folhas ( coroa) e macerar no álcool de cereais.
Em separado,colocar em uma panela o abacaxi cortado em pedaços com o caldo natural junto com o açúcar e os temperos, esses, dentro de uma trouxinha de tecido de algodão.
Cozinhar em banho-maria até formar uma calda rala sem escurecer o açucar.
Retirar do fogo, esperar amornar, retirar a trouxinha com as ervas e bater no liquidificador até virar um creme,depois acrescentar o macerado das cascas e folhas no álcool de cereais. Misturar bem,colocar em vidro esterilizado e deixar repousar por 10 dias, mexendo todos os dias.Coar e guardar em vidro esterilizado na geladeira.
Propriedades cosméticas do ananás ou abacaxi:
adstringente, anti-séptico,antiinflamatório, clareador,regenerador celular,rejuvenescedor.Seu diferencial está mesmo na enzima proteolítica bromelaína que está presente em todas as partes da planta e posssui ação lipolítica, ajudando no combate à celulite e gordura localizada.
Licor cosmético de kiwi (Actinidia chinensis) com especiarias:
.250 ml de água destilada
.150 ml de álcool de cereais ou vodka
.125g açúcar orgânico
.200 g de kiwi ( sem cascas)
.½ limão siciliano cortado em pedaços ( com cascas sem a parte branca)
.½ laranja cortada em pedaços ( com cascas sem a parte branca)
Modo de fazer:
Bater bem no liquidificador todos os ingredientes.
Colocar em vidro esterilizado e deixar em infusão por 10 dias,mexendo todos os dias, depois coar e guardar em vidro esterilizado.
propriedades cosméticas do kiwi:
Rico em vit.C possui propriedades antioxidantes e adstringentes.Suas sementes contêm ácido Alfa-Linoleico Licor cosmético de cafeína com especiarias:
.125g de café orgânico em pó + chá verde + guaraná em pó + marapuama em pó + catuaba em pó
.½ l de álcool de cereais ou vodka
.125g de açúcar
.250g de água destilada
.1 fava de baunilha, canela, cravos-da-índia.
Modo de fazer:
Misturar o café, chá verde,marapuama e catuaba em pó com metade da água bem quente, mexer bem, deixar esfriar ligeiramente e depois acrescentar o álcool,colocar em vidro esterilizado por 8 dias e deixar em repouso, mexendo 1x ao dia.
Fazer em separado uma calda com o açúcar e a água restante , acrescentar mais uma porção de baunilha, canela e cravos,depois deixar esfriar e acrescentar à mistura já feita com os ingredientes secos, mexer bem, deixar repousar por 3 dias, depois coar e guardar em vidro esterilizado.
propriedades cosméticas da cafeína:
os ingredientes vegetais dessa receita possuem ação antioxidante, regenerante,lipolítica além de ajudar na micro circulação cutânea ( ação termogênica) através da catuaba e marapuama colaborando para a drenagem linfática.Licor cosmético de lavanda e macela:
.50g de lavanda e macela secas ( flores e folhas)
.álcool de cereais ou vodka até cobrir as plantas
.125 g de açúcar cristal
.250g de água destilada
.cascas de laranja e limão frescos ( sem a parte branca)
Modo de fazer:
Macerar a lavanda e a macela no álcool por 8 dias.
Fazer em separado,uma calda rala com a água, as cascas frescas do limão e laranja e o açúcar, sem deixar o açúcar escurecer.
Retirar do fogo,esperar amornar e misturar ao macerado das plantas.Mexer bem. Deixar por 3 dias, mexendo 1x ao dia,coar e guardar em vidro esterilizado bem fechado.
propriedades cosméticas da lavanda e macela:
Se destacam principalmente por suas qualidades bactericidas, anti-sépticas, tônicas e adstringentes.
Licor cosmético de rosas vermelhas ( rosa gallica L.):
.50g de pétalas de rosas vermelhas orgânicas
.10g de macela
.álcool de cereais ou vodka até cobrir as plantas
.125g açúcar cristal
.250g de água destilada
.cascas frescas de laranja ( sem a parte branca)
Modo de fazer:
Macerar as flores no álcool por 8 dias.
Depois desse tempo fazer em separado,uma calda com a água, as cascas frescas da laranja e o açúcar, sem deixar o açúcar escurecer.
Retirar do fogo,esperar amornar e misturar ao macerado das flores.Mexer bem. Deixar repousar por 3 dias, mexendo 1x ao dia,coar e guardar em vidro esterilizado bem fechado.
propriedades cosméticas da rosa vermelha:
regenerador cutâneo,calmante e tonificante, ideal para peles desvitalizadas.licores cosméticos de cafeína e abacaxi |
Produtos flor da pele elaborados com licores cosméticos:
sabão batido de lavanda
sabão de lavanda francesasabão batido de lavanda
Diferentes processamentos da cana-de-acúcar que resultam em algumas das variedades de açúcares orgânicos encontrados:
Açúcar Cristal
O caldo de cana passa por um processo de purificação, cristalização, evaporação, centrifugação e secagem, aonde nestes processos são perdidos grande parte dos sais minerais, sendo o resultado pequenos grânulos transparentes, como pequenos cristais brancos.
O caldo de cana passa por um processo de purificação, cristalização, evaporação, centrifugação e secagem, aonde nestes processos são perdidos grande parte dos sais minerais, sendo o resultado pequenos grânulos transparentes, como pequenos cristais brancos.
Açúcar Mascavo
É a forma não refinada, de cor marrom é extraído do cozimento e da cristalização do caldo da cana. Sua qualidade é bem melhor, pois se conserva, entre outras coisas, os sais minerais e o cálcio.
Açúcar Demerara
Possui um processo de extração parecido ao do açúcar mascavo, porém a sua limpeza e secagem fazem com que ele tenha uma coloração mais clara, mas que por passar pelo processo de secagem, onde ocorre uma maior perda de água, torna-se mais concentrado ou seja, mais doce.
fontes:
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Ananas_comosus.htm
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Chamaemelum_nobile.htm
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Chamaemelum_nobile.htm