processo frio - produto quase vegan |
Esse sabão foi feito em homenagem a minha amiga saboeira Texia que através do seu blog me ensinou a técnica do sabão batido.
http://sanganatural.blogspot.com/2010/06/jabon-batido.html
Devo confessar que fiz minha própria receita e que não segui seus conselhos de proporções de gorduras mas....a técnica foi exatamente como ela explicou e ilustrou em seu blog e tudo saiu perfeito!
Na minha receita o total de gorduras sólidas ficou em 58% e das gorduras líquidas em 42%, diferente do recomendado mas, adequado para os meus propósitos com relação a condicionamento,limpeza,dureza, espuma e persistência.
Decorei, buscando potencializar os benefícios desse sabão,com pedacinhos de sabões elaborados com um alto percentual de ativos visando evitar os efeitos prejudiciais que o processo de saponificação causa em certas substâncias mais delicadas.
Composição:
gorduras sólidas:
ác. esteárico,óleo de babacú, manteiga de karité,manteiga de vaca e manteiga de cacau.
gorduras líquidas:
óleo de amendoim,óleo de oliva.
aditivos:
macerado de lavanda em óleo de oliva,extrato de lavanda e toronja,licor cosmético de lavanda,o.e de lavanda francesa e tintura de benjoim.
aditivos dos sabões encrustados:
vit E, vit C, extrato de baunilha e cacau, calamina, argila amarela, extrato de calêndula.
hidróxido de sódio
água
Modo como foi feito:
O processo batido é uma variação do processo frio.
Coloco aqui as etapas como eu fiz lembrand que, no blog sanga natural ,encontramos em espanhol , o passo a passo ilustrado desse mesmo processo.
1.dissolver bem a soda cáustica com a água e deixar esfriar completamente.
2. derreter as gorduras sólidas
3.aquecer as gorduras líquidas
4. derreter o ác. esteárico ( esse, como possui um indice de fusão alto, sempre derreto em separado) e misturar com as gorduras líquidas já aquecidas, mexendo bem para homogeneizar.
5. bater, com batedeira, as gorduras sólidas por 3 min e levar a geladeira.Repetir o processo até a mistura ficar dura com a textura de um merengue culinário.
6.misturar as gorduras líquidas e já cremosas ( por causa do ác. esteárico) pouco a pouco,para não perder o ponto de dureza, com as gorduras sólidas.Bater bem com a batedeira e levar a geladeira.
7.misturar, aos poucos, a lixívia ( soda cáustica + água) totalmente frias às gorduras geladas e totalmente homogêneas.
8.bater bem com a batedeira,no modo lento e tomando muito cuidado para não respingar .( colocar a vasilha dentro de um saco plástico para evitar possíveis respingos da lixívia quando usar a batedeira e estar protegida com o equipamento correto - luvas, óculos, roupa com mangas, etc)
9. deixar repousar 5 minutos antes de acrescentar os aditivos.
10. finalmente misturar os aditivos, sempre batendo com a batedeira e por último, misturando delicadamente com uma colher de pau, os pedacinhos de sabões aditivados.
11.enformar rapidamente e deixar descansar sem aquecer.
No meu caso, como fiz uma proporção diferenciada de gorduras sólidas/ gorduras líquidas, desenformei em 4h e cortei após mais 2h, somando um total de 6h depois do sabão ter sido colocado na forma.
Cortar com faca bem fina ou fio inox para não desfazer o sabão e manter os pedacinhos dos sabões coloridos no lugar (no meu caso, alguns caíram...)
Deixar curar, no mínimo, por 6 semanas.( aqui no Rio de janeiro é muito úmido)
sobre os equipamentos necessários para fazer sabões