30 de mar de 2015

Esqualeno Vegetal



Tentando esclarecer dúvidas que foram enviadas via email,coloco maiores explicações sobre o esqualeno vegetal onde, o estudo sobre o assunto me conduziu aos óleos vegetais, em especial ao óleo de oliva como também, seguindo a orientação de minha amiga espanhola Maria, ao grão de amaranto.
 

 
grão de amaranto - imagem Google

O grão do Amaranto (Amaranthus cruentus) possue em sua composição vitaminas A, B6, C, riboflavina e folato e minerais como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. É rico em proteínas (30% mais que outros grãos). 
Sua ação antioxidante é potencializada por um composto chamado esqualeno.

O conteúdo lipídico dos grãos de amaranto varia entre 6 a 8% do peso total do grão. 
Os ácidos oléico e linoléico constituem cerca de 76% e o esteárico aproximadamente 20 %, sendo esses valores favoráveis quando se refere à composição nutricional  (ASCHERI, 2004). Mesmo que o óleo de amaranto apresente em sua composição lipídica ácidos graxos similares  à maioria dos cereais, o que o difere é o seu alto teor de hidrocarbonetos altamente insaturados, o esqualeno (MENDONÇA, 2006). 
Esqualeno é  um composto isoprenóide similar a  estrutura do beta-caroteno, e é um metabolito intermediário na síntese de colesterol, não sendo muito suscetível a peroxidação, agindo como protetor na exposição de radiação UV e ionizante (RODAS & BRESSANI, 2009).
O óleo da semente de amaranto contém cerca entre 2,4 e 8,0% de esqualeno, sendo que na espécie A. cruentus pode chegar a 0,43% do peso total do grão (MENDONÇA, 2006).

Segundo Mathieu e Meissa (2007), o amaranto fornece 34% de ferro, 100% de cálcio, 320% de vitamina C e 170% de vitamina A, das quantidades recomendadas para um indivíduo adulto. Os tocoferóis presentes no grão de amaranto, incluindo a forma gama e delta-tocotrienóis - vitamina E, todos eles possuem atividade antioxidante.


óleo de oliva - imagem Google



O conteúdo de esqualeno em óleo de oliva, óleo de germe de trigo e óleo de farelo de arroz varia de 0,1 a 0,8g/100g onde, o valor maior está diretamente relacionado ao óleo de oliva enquanto que, o óleo de semente de Amaranto apresenta níveis de esqualeno de 3,6 a 6,1 g /100 g (HE et al., 2002; MATEOS et al., 2003). 

Desse modo, elaborar um extrato, para formulações cosméticas, de grão triturados de amaranto em óleo de oliva pode nos trazer ótimos resultados, potencializando e obtendo uma maior concentração de esqualeno para nossos produtos, lembrando que o nível de esqualeno está em torno de 0.5g/100g no óleo de oliva e de  4,8g/100g nas sementes de amaranto.




sobre a composição química do amaranto: 
"Importância nutricional de algumas espécies de Amaranthus sp " autor: Artur Ramos Quini e outros

sobre o esqualeno vegetal:
http://alexandria.cpd.ufv.br:8000/teses/ciencia%20e%20tecnologia%20de%20alimentos/2007/201482f.pdf

2 de mar de 2015

Mix de óleos anti-idade para o rosto

Mix de óleos anti-idade para o rosto - Produto VEGAN

Continuando meus estudos dentro da temática de produtos restauradores para rosto e colo, apresento a minha versão totalmente "VEGAN" baseada na estrutura da composição de um dos excelentes tratamentos para o rosto da Kiel's - Midnight Recovery Concentrate ( uso noturno).
Esse produto já possui diversos estudos e versões artesanais pela internet.
Abaixo coloco sua composição original:

Caprylic/Capric Triglyceride, Dicaprylyl Carbonate,Squalane,Rosa Canina Fruit Oil,Oenothera Biennis Oil,Simmondsia Chinensis Seed Oil,Coriandrum Sativum (Coriander) Seed Oil,Tocopherol,Lavendula Angustifolia Oil,Pelargonium Graveolens Flower Oil, Linalool,Rosmarinus Officinalis Leaf Oil,Citronellol,Lavandula Hybrida Oil,Cucumis Sativus Extract,Curcuma Longa Root Extract ,Limonene,Citral, Sclareolide,Rose Flower Oil, Jasminum Officinale Extract,Helianthus Annuus Seed Oil.


Com características nutritivas e regeneradoras, possui textura oleosa mas de fácil absorção.Somente um ou duas gotas do produto são suficientes para espalhar pelo rosto e colo.
Abaixo as características dos principais ativos utilizados: 
antioxidante, emoliente, regeneradora, cicatrizante, anti-inflamatória, adstringente, anti-idade, hidratante e nutritiva.

emoliente: caprylic/capric triglyceride, dicaprylyl carbonate, squalane,Helianthus Annuus Seed Oil
regeneradora/iluminadora/anti-idade: Oenothera Biennis Oil,Simmondsia Chinensis Seed Oil,Sclareolide,Rose Flower Oil,Pelargonium Graveolens Flower Oil,Sclareolide.
antioxidante: Tocopherol,Lavendula Angustifolia Oil
hidratante:Rosa Canina Fruit Oil, Jasminum Officinale Extract, Helianthus Annuus Seed Oil
cicatrizante/anti-inflamatória/adstringente: Rosmarinus Officinalis Leaf Oil,Lavandula Hybrida Oil,Cucumis Sativus Extract

Buscando manter as maravilhosas propriedades do produto, substitui e/ou adicionei novos agentes,fazendo uma nova versão que, para peles normais/secas e desnutridas realiza milagres!  

minha versão desse produto:
emoliente: óleo de coco extra virgem,óleo de macadâmia extra virgem , esqualeno vegetal (extrato oleoso de amaranto em óleo de oliva extra virgem).
regeneradora/iluminadora/anti-idade: óleo de abacate (estimula o metabolismo do colágeno, aumentando a quantidade de colágeno solúvel na derme,contribuindo para o tônus e vitalidade da pele), óleo de jojoba, óleos essenciais de rosas e gerânio rosa.
antioxidante: Vit.E, óleo essencial de lavandim.
hidratante: extrato oleoso de flores de jasmim em óleo de rosa mosqueta.
cicatrizante/anti-inflamatória/adstringente: óleo essencial de alecrim, óleo essencial de lavanda.

Bem, depois de definir as substituições dentro do meu universo de opções,a receita final:

30%- extrato oleoso de flores de jasmim orgânico em óleo de de macadâmia extra virgem
20%- óleo de jojoba
15%- óleo de coco extra virgem 
15%- óleo de abacate extra virgem
10%- extrato oleoso de amaranto em óleo de oliva extra virgem.
 8%- extrato oleoso de flores de rosa gallica orgânica em óleo de rosa mosqueta
 1% - vitamina E
 1% - óleos essenciais de alecrim,lavanda,gerânio rosa e lavandim.

É importante observar se a pessoa que pretende usar essa receita cosmética já possui alergia à algum dos ingredientes sugeridos como também experimentar,de preferência na parte interna do braço, esse mesmo mix oleoso, observando por 24h para saber se não terá alguma possível reação alérgica ou intolerância aos ativos desses vegetais.

Utilizar vidro escuro e já previamente esterilizado com hipoclorito de sódio 1% ou álcool etílico 70% por 30 min.

Modo de fazer:
.Preparar os extratos base oleosa de jasmim, amaranto e rosas em seus respectivos óleos parecido com o explicado aqui
.Colocar todos os ingredientes da receita já no vidro previamente esterilizado.
.Tapar e mexer delicadamente.
.Deixar repousar por 03 dia,mexendo delicadamente 2x ao dia.

Mix de óleos anti-idade


você pode ler também :creme restaurador facial