8 de jan de 2014

Creme Restaurador facial


detalhe creme restaurador facial

Procurei elaborar uma receita com a consistência de um creme mas com tato seco,sendo perfeitamente adequada para peles mistas e que também atendesse aos objetivos de restauração, nutrição e umectação de uma pele desvitalizada.

características da pele desvitalizada:
geralmente é uma pele desidratada, possuindo uma coloração opaca, com falta de elasticidade e consequentemente flacidez onde, a carência de lipídeos acentua as rugas finas ( em uma pele seca) ou acentua as rugas profundas ( pele mista/oleosa).

Utilizei a consistência do gel de sementes de linhaça e da lecitina em grãos dissolvida no extrato glicólico como co-emulsionantes da manteiga dura de cera de abelhas buscando uma consistência cremosa mas, com facilidade para ser aplicada e absorvida pela pele.

composição: 40g
fase aquosa:
gel de sementes de linhaça em sumo de romã - 64%
lecitina de soja granulada - 4%
tintura reduzida de benjoim,mirra e olíbano - 2%
 
fase oleosa:
infusão de rosas orgânicas e sementes de romã em óleo de rosa mosqueta - 4%
infusão de sementes de groselha vermelha em óleo de macadâmia - 3%  
óleo de jojoba - 4%
óleo de sementes de maracujá - 3%
manteiga dura de cera de abelhas aromatizada - 4%
álcool cetílico - 2%
vit E - 2%

aditivos:
extrato glicólico de groselha vermelha e romã - 3%
calamina rosada - 2%
óxido de zinco  - 1%
argila ocre - 1%
ácido láctico - 1%
óleo essencial de tea tree -4 gts
óleo essencial de lavanda - 8 gts
óleo essencial de gerânio bourbon - 3 gts


Modo de Usar: 

 É importante utilizar inicialmente seu produto de limpeza habitual - no meu caso, uso meus sabões :) , em seguida aplicar o creme restaurador.


Tempo de validade para um pote com 40g - 3 meses (se for feito com a higiene correta, sendo usado utilizando espátula individual e limpa, sem contado direto do produto com os dedos e mantendo sobre refrigeração). 

propriedades cosméticas dos ingredientes:

.sementes de linhaça(Linum usitatissimum)
Possui ação antioxidante e regeneradora sendo fonte de diversos fitoquímicos, entre eles o ácido alfa linolênico (w3) e lignanas. As sementes também apresentam vitaminas e minerais: B1, B2, C, E, caroteno e ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
.sumo e extrato de romã (Punica granatum L.) 
Rico em vit.E, revitalizante, antioxidante, bactericida, antiinflamatório, cicatrizante e hidratante, atuando na elasticidade da pele.
sementes de groselha vermelha (Ribes rubrum)- ver aqui
.óleo de rosa mosqueta (Rosa aff. rubiginosa)
Possui alta ação regenerativa através de sua composição de ácidos graxos que são considerados indispensáveis na síntese de prostaglandinas, proteínas responsáveis pelo processo de regeneração das células, mecanismo de defesa e processos fisiológicos e bioquímicos relacionados à regeneração dos tecidos.
.óleo de sementes de maracujá (Passiflora edulis) 
Auxilia na restauração da camada lipídica da pele, conferindo emoliência através da formação de um filme, trazendo maciez. O maracujá é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro e fósforo.
.óleo de macadâmia (Macadamia ternifolia) 
Com elevados percentuais de ácido oleico e palmitoleico, sendo esse último essencial para a manutenção da barreira córnea. Possui também propriedades emolientes, tendo ótima penetração na pele.
.óleo de neem (Azadirachta indica)
Anti-séptico, bactericida, fungicida, antiinflamatório, antioxidante
.tintura reduzida de benjoim (Styrax spp.),olíbano (Boswellia Carterii) e mirra (Commiphora myrttha) 
Ação adstringente, cicatrizante, revitalizante, anti-séptica e despigmentante, ajudando a restaurar e a reduzir possíveis manchas na pele.
.calamina rosada 
É uma mistura de óxido de zinco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, com propriedade adstringente e protetora tópica.Possui ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
.dióxido de titâneo 
Com características pigmentantes, um potente protetor solar contra os raios UV e também com ação espessante em formulações cosméticas.
.argila ocre 
Possui efeito tensor e alto percentual de silício, indicada para tratamentos de rejuvenescimento,nutrindo a pele sem ressecar.
.ácido lactico 
Agente bacteriostático, hidratante e umectante, promovendo a elasticidade da pele.
.lavanda (Lavandula angustifolia) e macela(Chamaemelum nobile (L.)
Se destacam principalmente por suas qualidades bactericidas, anti-sépticas, tônicas  e adstringentes.
.óleo essencial de gerânio bourbon ( Pelargonium graveolen ) 
Ação anti-séptica, bactericida, fungicida e tônica.
.óleo essencial de tea tree (Melaleuca alternifólia)
Anti-séptico, antifúngico, antibacteriano, antivirótico e antiinflamatório,ideal para acne e erupções cutâneas em geral.

sobre o óleo de rosa mosqueta aqui