15 de nov de 2011

Sabão 10 + 5

processo frio - produto QUASE VEGAN 

Buscando aproveitar ainda mais os benefícios que a natureza oferece, além dos já existentes nos óleos vegetais normalmente utilizados nos meus produtos,elaborei a receita desse sabão tendo como principal objetivo os ativos encontrados nas plantas.
Utilizei ervas com características principalmente antioxidantes, que retardam o aparecimento de rugas e marcas de expressão assim como ajudam na manutenção de uma pele saudável. Essas ervas normalmente também possuem propriedades bactericidas, fungicidas e antiinflamtórias, completando os ativos básicos que limpam, protegendo e restaurando.
Complementei a receita incluindo ervas com características emolientes que aportam suavidade e maciez a pele.
No total foram utilizadas 10 ervas com ativos antioxidantes + 5 ervas com ativos emolientes, por esse motivo o nome do sabão  10 + 5 

Modo como foi elaborado:
As ervas frescas, foram inicialmente higienizadas em vinagre de álcool aromatizado com cascas de limão e depois passaram pelo processo de centrifugação,  para extração do excesso de  água e finalmente foram colocadas para macerar em um mix de óleos vegetais - girassol + babaçu, em temperatura sem ultrapassar os limites permitidos, buscando liberar os ativos com as características procuradas.


Já no  processo de fazer o sabão, a lixívia foi utilizada em temperatura ambiente,sendo misturada aos óleos vegetais manualmente e delicadamente até a massa alcançar o ponto de traço , conhecido também como "trace/traza".
Finalmente acrescentei os aditivos e separando pequena parte da massa onde adicionei corante cosmético, buscando um contraste na cor natural obtida, finalizando esse sabão tão especial para mim.

Composição:
saponificação os óleos de oliva, babaçu,rícino,palma orgânico,girassol e ácido esteárico vegetal.
aditivos: infusão de 15 ervas  em óleo de babaçu e girassol, extrato de romã, mel orgânico,vit.E e vit.C, mix de óleos essenciais cítricos e patchouli.Parcialmente colorido com corante cosmético ultramarine blue.

detalhe da infusão das plantas no mix de óleos


ervas com ativos antioxidantes utilizadas:
1.poejo ( mentha puleguim)
2.funcho(foeniculum vulgares)
3.tomilho(thymus vulgares)
4.erva-cidreira(melissa officinalis)
5.mangericão(ocimum basilicum)
6.orégano(Origanum vulgare)
7.alecrim(Rosmarinus officinalis)
8.louro(Laurus nobilis)
9.sálvia(Sálvia officinalis L.)
10.saião(Kalanchoe brasiliensis Cambess)


ervas com ativos emolientes utilizadas:
1.folhas de laranja ( Citrus sinensis L.Osbeck)
2.flores de violeta(Viola odorata)
3.tanchagem(Plantago major L.)
4.calêndula(Calendula officinalis sativa L.)
5.alho-poró(Alium porrum)

informações sobre o corante ultramarino: 
http://www.fontedosaber.com/quimica/azul-ultramar-ou-azul-ultramarino.html