27 de jul de 2011

Amanteigados de murumuru e ucuúba

amanteigados de  murumuru e ucuúba - produto VEGAN


Ainda aproveitando o nosso inverno, preparei uma receita especial para esses dias frios que ainda estamos vivendo, permitindo uma super hidratação principalmente para peles mixtas e secas,  como uma perfeita finalização do banho do dia a dia.



Seu tamanho é exatamente para ser usado de uma só vez onde, com o corpo ainda molhado, dissolvemos o amanteigado nas mãos passando generosamente por todo o corpo,depois para quem preferir, uma ducha rápida ou então, só secar o corpo com a toalha ( nesse caso, usar de preferência uma toalha escura pois a coloração do produto é cor de  chocolate, podendo sujar a toalha mas sem manchar).


Uma hidratação garantida sem ser necessário passar outros produtos, deixando a pele com um delicioso perfume. 



composição:
.manteiga de murumuru
.extrato oleoso de alecrim, tomilho, sálvia,cascas de laranja e limão em óleo de semente de uva
.lecitina de soja
.extrato glicólico de alecrim,tomilho e sálvia
.extrato glicólico de jabuticaba
.raspas de sabão 100% ucuúba
.mix de argilas branca e marrom
.amido de milho
.blend de o. essenciais com ação anti-séptica, bactericida e antioxidante

23 de jul de 2011

Sabão de ucuúba

processo quente - produto QUASE VEGAN


Um sabão com características diferenciadas pelas maravilhosas propriedades da manteiga de ucuúba ( Virola sebifera ) que possui, para uso cosmético,características hidratantes, cicatrizantes, anti-sépticas e regeneradoras além da composição de ácidos graxos que proporciona ao sabão muita espuma e limpeza.
Sua cor marrom escuro predomina independente da coloração dos demais componentes da receita, sendo assim, deixei a cor natural prevalecer sem colocar qualquer aditivo que pudesse interferir na tonalidade que a manteiga de ucuúba aporta.
Seu aroma , parecido com noz-moscada, combinou com os aromas do macerado de capim-limão (Cymbopogon citratus) e erva cidreira (Melissa officinalis) e dos óleos essenciais de capim-limão e patchouli.
O leite de cabra entrou na composição como um coadjuvante,simplesmente  potencializando o poder de hidratação do sabão.

composição:
saponificação dos óleos de palma e palmiste orgânicos, babaçu, girassol e manteiga de ucuúba.
aditivos: macerado de capim-limão, erva- cidreira , cravos e canela em óleo de girassol e manteiga de ucuúba,extrato de sálvia e mangericão, vit.E, leite de cabra,  óleos essenciais de capim-limão e patchouli.Decorado com pedaços de sabão 100% oliva colorido.

sabão de ucuúba


sobre a ucuúba ( Virola sebifera) aqui 

sobre o capim-limão (Cymbopogon citratus) : aqui

sobre a erva cidreira( Melissa officinalis) : aqui
 

11 de jul de 2011

Mousse de ucuúba e argilas aditivadas



Nossa pele acostumada com temperaturas altas e muito sol fica com um ressecamento acentuado quando o inverno chega trazendo frio, vento e muitos acessórios que quase nunca usamos e que normalmente são  feitos com tecidos nem sempre naturais, causando desconforto para quem está acostumado com sandálias, roupas leves e frescas e muita água de coco.
Para suavizar,nutrir e trazer a maciez para nossa pele estudei uma composição especialmente para peles sensíveis, oleosas/normais que, muitas vezes por falta de opção no mercado, acabam sofrendo com a aplicação de produtos cosméticos muito oleosos e inadequados feitos especialmente para peles tipo normais/secas.
O mousse de ucuúba e argilas aditivadas possui em sua composição:
.manteiga de ucuúba com ação antiinflamatória, cicatrizante,anti-séptica e revitalizante além de ser hidratante e emoliente.
.manteiga de cupuaçu que por sua incrível capacidade de absorção da água, hidrata a pele recuperando sua elasticidade.
.óleo de semente de uva e óleo de coco extra-virgem que forma um duo com capacidade de hidratação sem obstruir os poros sendo agentes perfeitos para concentrar os ativos e aromas provenientes das cascas dos cítricos, baunilha, cravo e canela.
.extratos glicólicos com ação emoliente,anti-séptica, bactericida e antioxidante
.ácido lático com característica umectante e bacteriostática.
.argilas branca ( indicada para peles sensíveis com ação suavizante e adstringente) e marrom ( efeito rejuvenescedor ) aditivadas com agentes antioxidantes

composição:
fase A:
.água de cal
.raspas de sabão 100% ucuúba
.manteiga de ucuúba
.manteiga de cupuaçu
.lecitina de soja

fase B:
.macerado de cascas de laranja e limão temperado com baunilha,cravo e canela em óleo de semente de uva e óleo de coco extra-virgem
.extrato glicólico de cascas de laranja e limão temperado com baunilha,cravo e canela
.extrato de própolis
.ácido lático
.pó de argila branca e marrom aditivadas com extrato glicólico de jabuticaba.
.blend de óleos essenciais cítricos.

como fazer:
derreter em banho-maria os ingredientes da fase A, mexendo e homogeneizando bem .
Retirar do banho-maria, esperar esfriar e, sempre batendo vigorosamente com mix de mão, acrescentar os componentes da fase B, colocando no final o pó das argilas aditivadas e o blend de óleos essenciais.
A consistência final é de um mousse granulado e a cor lembra chocolate pois a manteiga de ucuúba possui coloração castanho escura.
Colocar em pote esterilizado.

modo de usar:
Finalizando o banho de ducha onde, ainda com o corpo molhado, aplicar massageando a pele até os granulados de argilas se desfazerem e o produto formar um creme, finalmente enxaguar.
A pele fica deliciosamente perfumada e super macia!

como fazer:

como fazer: 

7 de jul de 2011

Sabão de Sal - edição especial

processo quente - PRODUTO VEGAN


Adoro sabão de sal.Estou sempre fazendo uma nova receita, testando novos aditivos, buscando muita espuma e mantendo a hidratação!
Dessa vez fiz diferente, em pequenas porções, permitindo diversas combinações de aditivos transformando uma simples receita em diversos pequenos sabões, ampliando as opções de propriedades com a utilização de ativos e óleos essenciais diferenciados.
Decorados com uma fina camada de sabão 100% oliva que aparece colorindo meus docinhos salgadinhos :)

composição sabão base:
saponificação dos óleos de palma e palmiste orgânicos,girassol,coco,resina de colofônio, babaçu e manteiga de karité.
aditivos comuns: macerado energizante em óleo de girassol e manteiga de karité,sal marinho, extrato de lavanda, dextrose de milho, vit.E, vit.C.
Decorado com sabão 100% de oliva colorido.

variações nos aditivos: 
1. leite de castanha do brasil, extrato de laranja e jasmim, blend de o. essenciais cítricos.
2. leite de aveia, extrato de aveia, blend de o. essenciais energizantes.
3. leite de soja, extrato de abacate, o.essencial de lavanda e sândalo.

sabão 100% oliva - processo frio



Essa experiência mostrou que:
1. Com essa camada de sabão de oliva envolvendo os meus bombons de sal, evitei que a umidade do ambiente alterasse as propriedades do sabão base que possuindo um percentual elevado de sal- com característica higroscópica,deixaria o sabão, sem embalar,super  úmido.
2.Fazendo em pequenas porções, tenho sempre um sabão de sal diferenciado pronto para uso pois, esse sabão em especial é o sabão que finalizo meu banho diário.
Uma verdadeira delícia!