27 de jan de 2011

Sabão cremoso de azeitonas negras

processo quente (hot process)- produto vegan

Fui apresentada ao sabão negro Ose Dudu (doudoun) por companheiras espanholas do forum Mendrulândia, e me apaixonei.

Comecei a pesquisar e fui descobrindo as inúmeras versões desse sabão maravilhoso feito artesanalmente, buscando a hidratação e renovação da pele,variando tanto nos ingredientes como no processo, dependendo da região e do país onde é feito.O Sabão negro é conhecido na África Ocidental por vários nomes, mas o mais comum é Ose Dudu, que é derivado do Anago ou línguas iorubá da Nigéria, Benin e Togo. Significando, literalmente, sabão (Ose) Negro (Dudu).

O sabão negro Africano varia de um marrom claro ao negro profundo, dependendo dos ingredientes e modo de preparação.
As cascas, folhas e vagens do cacau também são utilizadas para dar a cor característica.
Os óleos usados variam de região para região, e incluem óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de coco, manteiga de cacau e manteiga de karité. Qualquer combinação destes ingredientes é possível, e é estabelecido como base,podendo ser feito com cinzas de determinados vegetais ricos em potássio ( bananeiras), manteiga de karité in natura e da casca de uma árvore local chamada Agow.

O sabão negro, que faz parte do ritual Hamman que significa "esquentar" em árabe e que também é conhecido como banho turco, já possui uma outra composição basicamente feito com óleo de oliva, hidróxido de potássio,azeitonas negras e óleos essenciais.

O ritual Hammam é perfeito para desintoxicação do organismo, removendo as impurezas dos poros; para a redução das gorduras, ativando a circulação periférica além de relaxar a musculatura, reduzindo as dores musculares e tensões provenientes do stress.
Em forma de pasta marrom escura,o sabão negro utilizado no ritual Hammam ajuda a liberar toxinas e células mortas da pele.

Adaptação do Ritual Hammam para um banho de ducha:
1.aquecer o corpo, ficando na ducha bem quente e aproveitando o vapor para dilatar os poros.
2.aplicar generosamente a pasta do sabão negro pelo rosto e corpo, ficando fora do jato da ducha.
3. deixar o sabão agir, através de seus componentes por 10 min.
4. esfregar uma bucha atoalhada ( não serve bucha de crina) em toda a superfície da pele, primeiro o rosto e pescoço, sentido de baixo para cima, do centro para as laterais e depois no corpo, começando nos pés, pernas, coxas, abdomem,colo e braços, sempre com movimentos de baixo para cima.
5. tomar uma ducha retirando completamente o sabão.
Os efeitos do sabão são imediatamente sentidos deixando a pele macia, lisa e sedosa. Ele atua como uma esfoliação suave, amaciando e purificando a pele.


Finalmente,elaborei a minha receita,seguindo os principais objetivos desses dois tipos de sabões feitos com metódos e ingredientes tão distintos mas que possuem qualidades imbatíveis.

Sabão cremoso de azeitonas negras

Feito com azeitonas negras trituradas em óleo de oliva,extrato glicólico de taninos ( propriedades antioxidantes,adstringentes e bactericidas), infusão de alecrim em óleo de copaíba ( propriedades cicatrizantes,anti-sépticas, antiinflamatória, bactericidas e fungicidas),argila negra ( com altas concentrações de minerais e nutrientes,atuando como depurativo, descongestionante, suavizante e oxigenante),vit.E, vit.C ( antioxidantes e hidratantes), tintura de benjoim, óleos essenciais de alecrim, hortelã e cipreste.
Saponificação dos óleos de oliva,palma virgem,palmiste orgânico, babaçú, resina de colofônio, manteiga de karité e manteiga de cacau.

Abaixo coloco fotos das etapas do processo quente:



após 1h de calor



após 2 h. de calor





sabão finalizado com os aditivos

Eu costumo, independente do processo utilizado,deixar o sabão "curar" por quatro semanas para que os ingredientes fiquem completamente homogeneizados.


fontes sobre sabão negro:
http://www.unmondeailleurs.net/soins-du-corps-maroc/
http://www.restorationskincare.com/Ose.html
http://www.paperblog.fr/992802/rituel-du-hammam-le-savon-noir/
http://www.content4reprint.com/view/spanish-79318.htm

21 de jan de 2011

Sabão de melado de cana e leite de cabra


processo quente (hot process)- produto quase vegan

 
 

 Com propriedades umectantes e clareadoras, ajudando a retirar manchas superficiais além de forma um filme protetor sobre a pele protegendo-a  do meio ambiente. Sua coloração escura é devido ao alto percentual de melado de cana-de-açucar que predomina sobre os demais ingredientes.Decorado com argila verde e alga spirulina.


Composição: saponificação dos óleos de oliva,soja,rícino,milho,palma e palmiste orgânico,ácido esteárico e ac.oleico vegetal.


Como aditivos: melado de cana-de-açucar,infusão de abacate e limão siciliano em óleo de oliva,leite de cabra,vit.E,vit.C,extrato glicólico de toronja, argila verde, alga spirulina, o.essencial de laranja em extrato de cardamomo.

Propriedades cosméticas do melado de cana-de-açúcar:
devido a sua composição o melado proporciona alto poder umectante,hidratante e clareador além de ser bactericida e fungicida.
Possui uma rica composição onde encontramos:
vit. B1,vit. B2,niacina,vit. B6,folacina,ácido pantotênico, cálcio,cobre,ferro, magnésio, fósforo,potássio,selênio,sódio,zinco.

Propriedades cosméticas do leite de cabra:

As lipoproteínas encontradas no leite de cabra ajudam na passagem dos nutrientes e da água através da membrana das células epiteliais, tornando a pele fica suave e hidratada.
O leite de cabra nos cosméticos ajuda a nutrir profundamente a pele por sua composicão química tornando-se importante para peles danificadas e alérgicas .
Em sua composição encontramos o ácido caprílico que ajuda a clarear e a suavizar a pele e as vitaminas A, B1, B12 e C.

2 de jan de 2011

Sabão de calamina

processo quente ( hot process)- produto vegan



Um sabão especialmente feito para peles delicadas possuindo em sua composição base óleos de oliva, rícinio, soja, milho,palma e palmiste orgânico, ácido esteárico e ácido oleico além de extrato de própolis e laranja doce, vit E,vit C e calamina como aditivos.
Decorado com finas camadas de argilas coloridas.


A Calamina (silicato básico de zinco) é uma mistura de óxido de zinco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, com propriedade anti-séptica, antibacteriana, adstringente, antipruriginosa e cicatrizante da pele. Auxiliando nas irritações, assaduras e queimaduras solares.