27 de nov de 2010

Sabão de Mangostim

processo quente ( hot process)- produto quase vegan ( possui leite de cabra na composição)






Um sabão profundamente aintioxidante e com propriedades únicas para combater fungos,bactérias, eczemas,dermatites e psoríases devido principalmente as xantonas encontradas na polpa e pericárpio ( casca) do fruto mangostim ou mangostão.



Composição:
saponificação dos óleos de oliva extra virgem, amêndoas doce, amendoim, babaçu, linhaça, palma, ác. esteárico vegetal e manteiga de karité.
aditivos: polpa de mangostim, argila branca,vitamina E,extrato de mangostim, leite de cabra, o.e limão e o.e de bergamota,tintura benjoim.


Propriedades cosméticas do Mangostim (Garcinia mangostana L.):

google image
De casca grossa e roxa, quase negra, o mangostim ou mangostão, como também ficou conhecido, é nativo da Ásia e cultivado em regiões tropicais, inclusive no Brasil, onde é principalmente cultivado nos estados do Pará e da Bahia e em pequena escala no Espirito santo e em São Paulo.
Diz a lenda que a rainha Vitória (1819-1901), da Inglaterra, teria considerado o mangostim a fruta mais saborosa do mundo, o que lhe valeu o título de "rainha das frutas".
Ao verificar os componentes nutricionais e antioxidantes da fruta, uma pesquisa realizada pela Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Quieros concluiu que ela é muito rica em agentes polifenólicos, substâncias altamente antioxidantes.

Os Xantones e os Taninos (polyphenols) são os ingredientes principais do mangostim.
“Contém elevado teor de compostos fenólicos, e dentre estes, os principais metabólicos secundários são derivados prenilatados de xantonas, que apresentam, entre outras, propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticâncer. Estes compostos ainda são responsáveis pela coloração avermelhada do pericarpo do fruto, sendo que estes pigmentos apresentam função de tingimento de couros na China.
Efetuou-se análise de composição centesimal e de compostos fenólicos de frutos de Garcinia mangostana L., variedade comercial produzida no Brasil, na região de Una, no Estado da Bahia, e comparou-se com a tabela nutricional do mangostim e com frutas de alto teor de compostos fenólicos, tais como manga e acerola.
Conclui-se que o mangostim é uma fruta equilibrada em nutrientes, e como a maioria das frutas, é rica em água e carboidratos e pobre em proteínas e lipídios. Contém elevado teor de compostos fenólicos totais, com valores acima de 900mg/100g de amostra, podendo ser considerada riquíssima em tais compostos.”

Propriedades cosméticas do leite de cabra:

As lipoproteínas encontradas no leite de cabra ajudam na passagem dos nutrientes e da água através da membrana das células epiteliais, tornando a pele fica suave e hidratada.
O leite de cabra nos cosméticos ajuda a nutrir profundamente a pele por sua composicão química tornando-se importante para peles danificadas e alérgicas .
Em sua composição encontramos o ácido caprílico que ajuda a clarear e a suavizar a pele e as vitaminas A, B1, B12 e C.


fontes:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.springerlink.com/index/122j4r22g07084j7.pdf

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.montosogardens.com/garcinia_mangostana.htm

http://www.rebprotocol.net/2008/MANGOSTEEN%20-%20A%20'Royal'%20Fruit.%20Research,%20Clinical%20and%20Personal%20Experiences%20&%20patent%2028pp.pdf

21 de nov de 2010

Sabão de Jabuticaba e Vinho Tinto

processo quente ( hot process)- produto VEGAN

Elaborado com polpa e casca de jabuticaba frescas e em extrato,vinho tinto e argila vermelha como aditivos e como base os óleos de oliva,rícino,babaçu e soja.


A jabuticaba ( Myrciaria cauliflora), planta nativa do Brasil, rica em vitaminas do complexo B e vitamina C e em antocianina, substância presente principalmente na casca e que possui efeito antioxidante e anti-envelhecimento para a pele sendo um atenuante das rugas de expressão.

O vinho tinto de uvas ( Vitis vinifera) potencializa o efeitos restauradores do sabão com a presença dos polifenóis além do  resveratrol, um composto que faz parte das fitoalexinas e que possui atividade antiinflamatória, fungicida e bactericida.

A argila vermelha é rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É antiestressante, redutora de pesos e medidas.

O óxido de ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, a carência desse elemento se manifesta por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

fontes: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp?f_cod=187
http://www.uvibra.com.br/noticias_241005_6.htm
http://www.ativosdermatologicos.com.br/

16 de nov de 2010

Propriedades cosméticas de alguns vegetais









Continuando o assunto sobre os  leites vegetais para uso cosmético, coloco agora as propriedades de seus componentes:

castanha-do-pará:
Originária da árvore castanheira ( Bertholletia excelsa H.&B.) a castanha-do-pará possui em sua composição além de proteínas, lipídios ,minerais como fósforo, potássio e vitamina B.Suas características agem no tecido cutâneo, formando uma camada para impedir a evaporação da água na pele.


aveia (Avena sativa):
Possui fito-hormonas com características estimulantes,hidratantes, regeneradoras e suavizantes para a pele.Diminui a ação irritante e inflamatória,acalmando as peles sensíveis, como o desconforto dos eritemas.Regenera a camada córnea reestruturando dos lipídios protetores graças a presença de beta-glucanos na aveia, que possuem uma ação muito semelhante ao ácido hialurônico. Rica em vitaminas do complexo B e vitamina E em sua composição. É também rica em proteínas, ferro, cálcio e carboidratos.


coco (Cocus nucifera L.):
Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas.
A água do coco é semelhante a uma bebida isotônica industrializada com a maravilhosa vantagem de ser 100% natural, sem conservantes, sem aromatizantes e corantes artificiais.Sua composição possui :
Proteínas 0,1 g 

Carboidratos 5,5 g
Lipídios 0,05 g
Sódio 25 mg 
Potássio 160 mg
Cloreto 20 mg
Cálcio 5 mg
Fósforo 0,4 mg
Magnésio 0,45 mg
A água de coco junto com a polpa do coco, formando o leite de coco, traz inúmeros benefícios a pele através das vitaminas  A, B1, B2, B5 e C, possuindo caracteristicas adstringentes,antioxidantes e hidratantes.
Em relação ao seu teor protéico, a água de coco apresenta composição de aminoácidos semelhante a do leite de vaca, porém com maior porcentagem de arginina, alanina, cistina e serina.


arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa):
O arroz integral é aquele que conserva o germe e a parte externa do grão, sendo  rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B, gorduras poliinsaturadas.Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.


gergelim ( Sesamum indicum L):
Com uma coloração variando do branco ao preto,as sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:Lipídios ou gorduras (52%), praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados.
O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo além das mucilagens que dão a característica suavizante além da maravilhosa propriedade antioxidante proveniente da riquesa de sua composição.

soja (Glycine max L.):
A soja possui características emolientes e antioxidantes além de ceramidas vegetais ou Cerebrosíseos vegetais responsáveis pela proteção da pele, evitando a perda de água e consequentemente a desidratação da pele. 

semente girassol (Helianthus annuus):
A semente de girassol possui  35% de gorduras, 13,5% de proteínas, 24% de hidratos de carbono, vitaminas A, K, D , E e do complexo B e minerais (fósforo, cobre, ferro e zindo).

amêndoas (Prunus dulcis):
Possui proteína  rica nos principais elementos estruturais da proteína cutânea: glicina, ácido glutâmico e arginina.Capacidade regeneradora emolientes e suavizantes.


fontes diversas:
http://www.saudevidaonline.com.br/
http://www.cisbra.com.br/site/
www.abran.org.br
http://www.engalimentos.com.br/