9 de set de 2010

Bombons de Ducha

Bombons de Ducha - "vegan"
Delicadamente esfoliantes e hidratantes.


Produto VEGAN


Como não possuo banheira em minha casa, passei muito tempo frustada sem usar as famosas Bombas de Banho tão divertidas e aromáticas mas fiquei pesquisando para tentar descobrir uma maneira de solucionar esse problema sem precisar recorrer a uma reforma na casa.


Encontrei diversas receitas na internet, inclusive com vídeos explicativos mas, as proporções das substâncias comuns em todas as receitas precisavam de um ajuste para que meus Bombons de Ducha, pudessem ser usados diretamente no corpo e atendessem meu objetivo maior -  possuir finalidade dermocosmética, ou seja, capaz de promover modificações fisiológicas que resultam em melhora de aspectos físicos na pele ( sempre me baseando em pesquisas e estudos).
O resultado, depois de vários testes, foi altamente positivo, por esse motivo só tive uma unidade para fotografar, o restante foi devidamente consumido por todos que conheço e que não possuem banheiras em suas casas.


Diferenças na composição:
Não existe “a receita” e sim uma mescla de determinados ingredientes que vão sendo gradativamente misturados onde o percentual da parte líquida dos ingredientes varia conforme o clima do dia e do local em que se vive.Por esse motivo muitas das receitas que encontrei não deram certo, pois tratavam-se de receitas feitas em locais com clima bem diferente do clima aqui do Rio de Janeiro.
Outro detalhe, a utilização de extratos glicólicos nessas formulações é um fator complicante pois, a glicerina e o propilenoglicol possuem características semelhantes quanto ao aspecto higroscópico ( propriedade de absorver a umidade do ambiente) mas como o sorbitol, outro tipo de umectante, é menos higroscópico, procurei usar o extrato vegetal feito com sorbitol, para levar ao produto, determinados ativos que fazem toda a diferença.


Ingredientes: 12 Bombons de Ducha.

parte seca:
.bicarbonato de sódio – 90g
.ácido cítrico – 45g
.amido de milho ( Maizena) – 22g
.argila branca – 15g
.sais de magnésio – 15g
.sais sem iodo ( para uso cosmético) – 10g

parte líquida:
.óleo de jojoba – 3g
.óleo de coco – 3g
.manteiga de cupuaçu- 6g
.extrato vegetal de aveia ( solvente sorbitol) – 6 gotas.
.óleos essenciais de gerânio, laranja doce e lavanda – 4 gotas de cada um.
.tintura de benjoim – 3 gotas
.corante culinário rosa –  até 4 gotas.


Maneira de fazer:
Misturar muito bem os ingredientes secos previamente peneirados.
Acrescentar bem lentamente todos os ingrediente líquidos já misturados a parte ( inclusive manteiga já derretida).
Colocar uma colher de chá por vez e sempre misturando bem com as mãos devidamente enluvadas ( luvas de procedimento cirúrgico), até chegar no ponto que ao apertarmos a massa com a mão ela  permaneça unida, como areia úmida.


PS: Pode acontecer de sobrar a mistura de líquidos ou, dependendo do clima de sua cidade, precisar de um pouco mais de líquido para chegar ao ponto certo da massa, nesse caso basta acrescentar um pouco mais de um dos óleos que foram escolhidos.
Caso aconteça o oposto e, sem querer, a massa passe do ponto certo,ficando muito úmida, basta acrescentar um pouco mais de amido de milho e voltar a amassar o restante muito bem.
Quanto a forma,no caso, como o produto é para ser usado diretamente na ducha, escolhi uma forma bem menor da que a usualmente utilizada para fazer as bombas de banho.
Usei simplesmente uma colher medida de pó de café.
Para enformar, basta comprimir a massa na forma, apertar bem e pronto.Depois ,bater na lateral da forma com o cabo de uma colher para o bombom soltar sem problemas.
Caso o bombom não esteja perfeito, volte com ele para a massa, e refaça o bombom novamente.
Deixar secar, naturalmente, em local seco ou com o foco direto de uma luminária com lâmpada quente. ( não foi preciso colocar na geladeira).


Modo de usar:
Após o banho terminado, ainda dentro do box de banho,com o corpo molhado e a ducha ligada, sair do jato de água, esmagar o bombom nas mãos e passar pelo corpo, ele já espumante, super cheiroso e com ótimas propriedades esfoliantes e hidratantes.Esperar alguns minutos e voltar para a ducha, retirando o produto.

7 de set de 2010

PRÊMIO DA AMIZADE!!!

Com muita alegria recebi o PRÊMIO DA AMIZADE de Texia, Ana e Selene, pessoas maravilhosas  por quem tenho muito carinho e agradeço com muito amor.
Obrigada pela homenagem.




Blog da Texia   -   http://sanganatural.blogspot.com/
Blog da Ana   -   http://lajaboneriadeana.blogspot.com/
Blog da Selene - http://lunanuevajabonesymas.blogspot.com/

Abaixo coloco a lista dos doze blogs que escolhi como representantes da AMIZADE :

1. http://sombradelmar.blogspot.com/
2. http://arte-jabon.blogspot.com/
3. http://elhammandesultana.blogspot.com/
4. http://kittome.blogspot.com/
5. http://jabonescapricornio.blogspot.com/
6. http://yakinestablece.blogspot.com/
7. http://jabonesramy.blogspot.com/
8. http://feli-misjabonestrebol.blogspot.com/
9. http://laartesanadeljabon.blogspot.com/
10. http://ateneablog.blogspot.com/
11. http://saosabao.blogspot.com/
12. http://elomar-pasitoapasito.blogspot.com/